Bill Viola / Michelangelo: Life Death Rebirth

Royal Academy of Arts, Londres

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

A exposição “Bill Viola / Michelangelo: Life Death Rebirth” reúne dois artistas que nasceram em séculos muito distantes, mas que exploram os mesmos temas universais em obras de beleza transcendente e de profunda força emocional. Em contraste à escala e à grandeza de seus afrescos e esculturas, os desenhos primorosos de Michelangelo nos aproximam do cerne emocional de seus trabalhos. Obras primas em si mesmos, eles foram criados como presentes e expressões de afeto, ou como reflexões privadas e meditativas sobre sua própria mortalidade.

Já em 2006, o pioneiro da vídeo arte Bill Viola viu a mais bela coleção desses desenhos de Michelangelo no Castelo de Windsor, e ficou impressionado com o uso expressivo do cobro nas obras do mestre, e com sua capacidade de expressar estados emocionais e espirituais. Ainda que criados em um suporte radicalmente diferente, os trabalhos de Viola também enfrentam as questões fundamentais da vida, e nos pedem para considerar os limiares entre nascimento, vida e morte. Ambos os artistas tomam para si o poder sagrado da arte, e ambos exploram extremos físicos e momentos de transcendência.

Bill Viola / Michelangelo: Life Death Rebirth
Abertura: 26/01/19
Visitação: até 31/03/19; todos os dias, 10h-18h (sextas até 22h)
Royal Academy of Arts: Burlington House, Piccadilly, London, W1J 0BD. Ingressos: £20.00

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support