Birico, arte e solidariedade no território da Cracolândia

Com a participação de 40 artistas, Birico vende trabalhos de arte a preços acessíveis e apresenta exposição no SESC Bom Retiro

Birico
Birico: poéticas autônomas em fluxo no SESC Bom Retiro

Birico é um projeto que reúne mais de 40 artistas em condições sociais diferentes, dormindo na calçada ou no conforto de casa, com a proposta de gerar uma economia colaborativa por meio da venda de seus trabalhos. Atuando desde o ano passado, os recursos arrecadados por Birico são divididos igualmente entre dois fundos, um para apoiar ações emergenciais na Cracolândia e outro para ser repartido igualmente entre artista participantes.

Em sua terceira ação, Birico trabalha com a venda de pôsteres (tamanho A3 ou A4) e impressões a preços acessíveis, R$97,00 (sem tiragem) ou R$227,00 (com tiragem). Parte do montante arrecadado das vendas é destinado ao financiamento da moradia social para os mais vulneráveis e uma escola livre de artes, ambas na Cracolândia, no centro de São Paulo.

Pri Barbosa
Proteja – me, 2021, de Pri Barbosa

Por tempo limitado, os trabalhos podem ser adquiridos de forma online pela loja da Birico. Sobre os artistas que participam estão: Ananda Giuliani, Alberto Pereira, Badaross, Daniel Mello, Raphael Escobar, Dentinho, Fabio Rodrigues, Frederico Filippi, João Leoci, Julio Dojcsar, Kelly Reis, Lau Guimarães, Magrela, Mariana de Matos, Grupo Mexa, Renata Felinto, Monica Ventura, Mundano, Pablo Vieira, Patricia Bonani, Paulestinos, Paulo Pereira, Priscila Barbosa, Felipe Risada, Mc Kawex, Hideki Nomies, Helen Salomão, Jaick Mc, Joh Bittencourt, Marina Barbosa, C.L. Salvaro, Yori, Diz a ela que me viu chorar, Sol Casal, Sato do Brasil, Mangueio filmes, Raul Zito, Iskor, Coletivo Transverso, Mag magrela, Aline Motta, Paola Ribeiro, Denis Alberto, Mundano

Raulzito
Patacori, 2021, de Raulzito

Além disso, para quem estiver em São Paulo, Birico está com a exposição Birico: poéticas autônomas em fluxo no SESC Bom Retiro. Nas palavras de Raphael Escobar, artista e um dos idealizadores da Birico, “a exposição conta como surge Birico, de modo quase que institucional. É uma exposição muito importante para o território da Cracolândia. É a primeira vez que um grupo de artista da cracolândia expõe em espaços institucionais que não quiseram olhar muito para este contexto; uso de drogas relacionado a pobreza iminente. Além disso, tem o educativo da exposição formado por duas mulheres da craco, a Felipa e a Aline. Isso faz que a visita guiada por elas seja esplêndida, porque a final parte da vivência delas sobre o território perpassado sobre o que é o Birico”.

Birico
Birico: poéticas autônomas em fluxo no SESC Bom Retiro

Birico: poéticas autônomas em fluxo

Local: SESC Bom Retiro

Endereço: Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos, São Paulo

Data: 27 de fevereiro de 2022