O PAC – Padiglione D’Arte Contemporanea, em Milão, apresenta a exposição “Brasile. Il Coltello Nella Carne” (Navalha na Carne), com curadoria de Jacopo Crivelli e Diego Sileo. A coletiva traz trabalhos de 30 artistas brasileiros de diferentes gerações, ativos a partir da década de 1970, com destaque para Tunga, Iole de Freitas, Carmela Gross e Leonilson, além dos jovens Jonathas de Andrade, Sofia Borges, André Komatsu, Luiz Roque e Daniel de Paula, entre outros.

O projeto é parte de uma pesquisa contínua do PAC que explora os continentes por meio da arte contemporânea. “Navalha na Carne” é o título de uma peça do escritor brasileiro Plínio Marcos, cuja produção foi mais radical e ativa durante a ditadura militar no país. O título já dá o tom da mostra: o conflito. Com instalações, fotografias, vídeos e performances, muitos artistas da exposição refletem sobre esse período. Com obras criadas nos últimos 40 anos, a mostra também rompe com estereótipos e convenções sem, no entanto, tentar desenhar um retrato do país ou de sua cena artística, mas sim refletindo sobre os conflitos inerentes a essa nação: as lutas e violências, os abusos políticos, sociais, raciais, ecológicos e culturais.

Com participação de: Maria Thereza Alves, Sofia Borges, Paloma Bosquê, Jonathas de Andrade, Iole de Freitas, Daniel de Paula, Deyson Gilbert, Fernanda Gomes, Ivan Grilo, Carmela Gross, Tamar Guimarães, Maurício Ianês, Clara Ianni, Francesco João, André Komatsu, Runo Lagomarsino, Leonilson, Ícaro Lira, Cinthia Marcelle, Ana Mazzei, Letícia Parente, Regina Parra, Vijai Patchineelam, Berna Reale, Celso Renato, Mauro Restiffe, Luiz Roque, Daniel Steegmann Mangrané, Tunga e Carlos Zilio.

Performances: Ana Mazzei e Regina Parra: 03/07, 19h
Berna Reale: 04/07, 11h
Maurício Ianês: de 05 a 19/07

Brasile. Il Coltello Nella Carne
Curadoria: Jacopo Crivelli e Diego Sileo
Abertura: 02/07, 19h (apenas para convidados)
Visitação: até 09/09/18; terça e quinta, 9h30-22h30; quarta, sexta, sábado e domingo, 9h30-19h30
PAC – Padiglione d’Arte Contemporanea: Via Palestro, 14, 20122, Milão. Ingressos: €8; €6.5.