Bruce Nauman: Disappearing Acts

Schaulager, Münchenstein

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

A primeira ampla retrospectiva em 25 anos da obra de Bruce Nauman, artista norte-americano reconhecido como um dos nomes mais importantes da arte de nosso tempo, é apresentada pela Schaulager, instituição suíça que se configura como híbrido de museu, reserva técnica e instituto de pesquisa. “Disappearing Acts” reúne peças pouco expostas e obras icônicas, e é ocasião de estreia de trabalhos recentes e inéditos como a escultura monumental Leaping Foxes (2018) e o vídeo em 3D intitulado Contrapposto Split (2017). Em paralelo, o Kunstmuseum Basel também exibirá três obras de Nauman pertencentes à Emanuel Hoffmann Foundation (cuja coleção é abrigada pelo Schaulager). Organizada em colaboração com o MoMA de Nova York, a retrospectiva do artista articula quase 170 trabalhos e abarca 50 anos de produção, do início da carreira de Nauman nos anos 1960 até os dias de hoje. Com diferentes ângulos e perspectivas, a variedade de suportes empregados pelo artista é algo surpreendente revelado pela curadoria, que incluiu vídeos, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas, neons, obras sonoras e instalações nessa grande pesquisa. A mostra é uma chance preciosa de ver peças raras e assistir a reencenações de Wall-Floor Positions, performance seminal de 1965, realizadas por dançarinos profissionais durante toda a duração da exposição.

“Bruce Nauman: Disappearing Acts”
Visitação:
até 26/08; terça a domingo, 10-18h; quintas até às 20h
Schaulager:
Ruchfeldstrasse 19 CH-4142 Münchenstein; os ingressos são válidos para três visitas, incluindo uma entrada ao Kunstmuseum Basel Collection – CHF 22 (inteira), CHF 15 (meia)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support