Cancelada no ano passado, FIAC realiza primeira edição online da feira neste início de março

De 4 a 7 de março, acontece a primeira edição em viewing room da feira, com a participação de 212 galerias de todo o mundo, incluindo as brasileiras Nara Roesler e Bergamin & Gomide

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Xavier Veilhan, Vent Moderne nº 3, 2015. FOTO: Courtesy of the artist and Nara Roesler / Copyright Xavier Veilhan

Abriu para o público nesta quinta-feira, 4 de março, a primeira edição online da tradicional FIAC, a Foire Internationale d’Art Contemporain, que acontece anualmente em Paris! Ela acontece até o dia 7, na plataforma digital de viewing room que a feira desenvolveu junto à empresa Artlogic, reunindo 212 galerias de 28 países, dentre elas as brasileiras Nara Roesler e Bergamin & Gomide.

Em 2020, a organização do evento insistiu em manter a feira presencial para o mês de outubro, na crença de que a pandemia estaria controlada até lá, o que não ocorreu. Desta forma, o ano passado foi um ano sem FIAC! Para 2021, a FIAC tem data confirmada para 21 a 24 de outubro, no Grand Palais Ephémère, mas decidiu antecipar uma versão em viewing room! Confira aqui as feiras que acontecerão presencialmente neste ano.

Para a edição online, a galeria Nara Roesler, que tem sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York, leva uma seleção de obras dos artistas Abraham Palatnik e Xavier Veilhan, colocando-os juntos pela primeira vez ao propor uma conversa entre eles. “Palatnik e Veilhan dialogam no uso de padrões e cortes como meio de desencadear a ilusão de ótica ou a sensação de movimento em peças que ecoam as estruturas formais umas das outras, e, em última análise, coincidem na incorporação de uma irradiação sem limites”, diz a galeria.

Glauco Rodrigues, Nossa Comida Abundante Está No 1 (from the Visão da Terra, a Lenda do Coati-Puru series), 1977. FOTO: Bergamin & Gomide / Copyright Glauco Rodrigues

Já a Bergamin & Gomide tem uma viewing room dedicada exclusivamente a trabalhos do artista brasileiro Glauco Rodrigues. A galeria apresenta uma mostra no artista em seu espaço em São Paulo, com encerramento no dia 5 de março, adiantado em razão do lockdown. Na apresentação da viewing room, a galeria justifica a escolha: “Em um momento de obscurantismo furioso; em que fomos prejudicados por uma crise política, econômica, moral, cultural e sanitária; em que o Brasil está sendo invadido por um patriotismo fácil que sequestrou nossos símbolos nacionais; (…), nada como o humor satírico e crítico do artista gaúcho que, com suas cores fortes, série de desenhos e fundo branco infinito, fez política pela arte”.

Além das já habituais visitas aos “estandes virtuais” das galerias, com acesso às informações das obras e contato direto com os representantes de cada uma, a feira convidou cinco curadores internacionais para que propusessem, cada um, uma seleção de obras apresentadas pelos expositores: Bernard Blistène, diretor do Musée National d’art Moderne, Centre Pompidou (Paris); Saim Demircan, curador e escritor (Nova York); Emma Lavigne, presidente da Palais de Tokyo (Paris); Jean de Loisy, diretor da Ecole nationale supérieure des Beaux Arts de Paris (Paris); e X Zhu-Nowell, curador assistente do Guggenheim (Nova York).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support