Caravaggio & Bernini

Kunsthistorisches Museum, Viena

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

Pinturas de Caravaggio, esculturas de Bernini e outros trabalhos de central importância para o início do Barroco Romano estão expostos juntos pela primeira vez no Kunsthistorisches Museum Vienna.

Entre 1600 e 1650, Roma foi um centro das artes que atraiu muitos artistas talentosos. Foi onde novas idéias foram desenvolvidas – instigado por Caravaggio (1571-1610) e continuado por Bernini (1598- 1680) – que passou a influenciar toda a Europa. 

Caravaggio e Bernini criaram imagens de pessoas que eram fiéis à realidade. Eles representavam corpos em movimentos para seguir o que os movia por dentro, os sentimentos das personagens. Essa conexão entre realidade e emoção era novo. Isto se tornou uma característica da era do Barroco. Portanto, esta exposição abre o diálogo entre escultura e pintura. Ela revela como Caravaggio e Bernini foram entendidos por seus contemporâneos. 

A representação das emoções humanas foi inovador na arte barroca. Caravaggio e Bernini aborda essas emoções à mão com cerca de setenta empréstimos do mundo todo assim como trabalhos da própria coleção do museu. As pinturas e esculturas da exposição contam histórias de admiração e espanto, do horror e do aterrorizante, de amor, visão, sofrimento e compaixão, vivacidade, movimento, ação e gracejo.

Caravaggio & Bernini
Abertura: 15/10/19
Visitação: até 19/01/2020; todos os dias, 09h-18h (quinta, sábado e domingo até 21h)
Kunsthistorisches Museum: Maria-Theresien-Platz, 1010, Viena. Ingressos: €5-€30

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support