Casa de Cultura do Parque reabre em São Paulo com três novas exposições

Coletiva com Sérgio Sister, Bruno Dunley e André Ricardo se une a individuais de Thomaz Rosa e Edgar Racy no espaço da zona oeste da capital paulista

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Obra de Bruno Dunley

A Casa de Cultura do Parque, localizada na zona oeste de São Paulo, reabriu no último sábado 17 de outubro, após um tempo fechada devido à pandemia. Para a alegria do público, um ciclo expositivo com duas mostras individuais e uma mostra coletiva brinda essa reabertura. O espaço tem seguido as orientações sanitárias protocolares e adota horário de visitação reduzido: das 11h às 17h, de quarta-feira a domingo.

Na galeria principal, a exposição Entre tanto traz um compilado de 33 obras de três pintores bastante importantes no cenário brasileiro contemporâneo! São trabalhos dos artistas André Ricardo, Bruno Dunley e Sérgio Sister. “A ideia de reunir o trabalho de Sister com o de dois jovens pintores, Dunley e Ricardo, para além das particularidades da obra de cada um deles, é instaurar o debate sobre a passagem das questões modernas para a contemporaneidade e como a pintura ainda atualiza as questões da arte em nossos dias”, comenta o diretor artístico do espaço, o artista Claudio Cretti.

Além dessa coletiva, estão instaladas na Casa as individuais Pátria amada?, de Edgar Racy, contemplada pelo Projeto Varanda, e Imagem e ação, de Thomaz Rosa, compondo o Projeto Gabinete! Na instalação de Racy, a bandeira do Brasil é desmembrada em três partes, separando seus elementos geométricos (o retângulo, o losango e o círculo), causando uma desordem e mesmo uma laceração. Assim, “as formas flutuam no vazio, às vezes se encontrando, às vezes solitárias sobre o papel”.

Já na mostra de Rosa, são apresentadas 15 pinturas de uma mesma série de pequenos formatos. O projeto que sua exposição integra, o Gabinete, é voltado para a difusão de trabalhos de jovens artistas são vistos como promessas na cena visual contemporânea.

Obra de Thomaz Rosa

Entre tanto; Pátria amada? e Imagem e ação
Direção artística de Claudio Cretti
Data: 17 de outubro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021
Local: Casa do Parque.

Instalação Pátria Amada, de Edgar Racy
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support