Casa Triângulo abre mostra de Max Gómez Canle

Galeria apresenta quarta exposição individual do artista argentino, que mescla tradição pictórica e elementos contemporâneos

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Nas cenas idílicas do argentino Max Gómez Canle que remetem a paisagens de artistas viajantes do século 16, a flora coexiste com enormes blocos geométricos cor de terra, que dão um tom surrealista aos trabalhos. Passado, presente e futuro sem contornos definidos. É nesse clima que a Casa Triângulo abre, na próxima sexta, dia 5.2, a exposição Max Gómez Canle: Fuera de lugar, quarta individual do artista na galeria.

Max Gómez Canle Ladrillo invención I, 2022 óleo sobre linho Edição: única 32 x 24 cm
Ladrillo invención I, 2022, Max Gómez Canle
Max Gómez Canle Ladrillo invención II, 2022 óleo sobre linho Edição: única 32 x 24 cm
Ladrillo invención II, 2022, Max Gómez Canle

Natalia Malamute, curadora da exposição ao lado de Violeta Mollo, chama atenção para o fato de que essas construções parecem não projetar a própria sombra. “As pinturas de Max Gómez Canle produzem uma experiência similar ao perceber um glitch em um videogame: um sistema com bom funcionamento começa a detonar pequenos indicadores, piscadas não previstas que te descolocam”, afirma. “Porém não funcionam apenas como pequenas falhas perceptíveis a vistas atentas, mas que também incluem outra contradição. Rapidamente podem se converter em truques, novas janelas que nos permitem transitar por diferentes caminhos”, completa. Vale lembrar que o jogo Tetris e outras referências digitais atravessam o universo do artista de diferentes formas.

Max Gómez Canle Ladrillo invención III, 2022 óleo sobre linho Edição: única 32 x 24 cm
Ladrillo invención III, 2022, Max Gómez Canle
Max Gómez Canle Ladrillo invención IV, 2022 óleo sobre linho Edição: única 32 x 24 cm
Ladrillo invención IV, 2022, Max Gómez Canle
Max Gómez Canle Ladrillo invención V, 2022 óleo sobre linho Edição: única 32 x 24 cm
Ladrillo invención V, 2022, Max Gómez Canle

Gómez Canle lixa as pinturas e depois desse processo torna-se mais difícil ainda decifrar a que periodo elas pertecem. As pequenas obras se assemelham a relíquias descobertas em um falso descobrimento arqueológico. “Ele tem a habilidade de construir espaços de curiosidade e intriga por onde gostaríamos de passear”, completa Malamute.

Max Gómez Canle: Fuera de lugar

Data: 5 de fevereiro a 19 de março 

Local: Casa Triângulo

Endereço: r. Estados Unidos, 1.324 

Funcionamento: terça a sexta, das 10h às 10h; sábado das 10h às 17h 

Ingresso: grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support