Cássio Vasconcellos: Dríades e Faunos

Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A Galeria Nara Roesler inaugura seu calendário de 2020 com a mostra “Dríades e Faunos”, individual do fotógrafo paulista Cássio Vasconcellos. Essa é a primeira exposição do artista na galeria, que o representa desde 2019. Em sua estreia, o fotógrafo apresenta sua mais recente série de trabalhos, que versa tanto sobre a potência expressiva da natureza quanto sobre a relação entre pintura e fotografia. “Dríades e Faunos” (2019-2020), série que também dá título à exposição, é um desdobramento da pesquisa iniciada em 2015 com “Viagem pitoresca pelo Brasil” (2015 – atual), baseada nas expedições artísticas e científicas que ocorreram no Brasil no século XIX.

A expedição Langsdorff, de 1825, por exemplo, trazia em sua comitiva o botânico Ludwig Riedel, tataravô de Vasconcellos. Esse elo pode nos sugerir um fascinío, herdado no âmbito familiar, pelo mistério da natureza como motivo, o que talvez tenha levado o fotógrafo a se interrogar sobre a impressão que a vastidão das nossas matas produziu nos artistas e cientistas daquela época. Mais do que alcançar o mesmo resultado das imagens do período, ele busca um efeito similar. Para isso, altera a sensibilidade e o intervalo de exposição da câmera para produzir uma fotografia que também será editada digitalmente.

Nas imagens, pode-se observar a exuberância das florestas brasileiras, em especial da Mata Atlântica. O público irá se deparar com paisagens que compõem o cenário da cidade do Rio de Janeiro e seus arredores, tais como a Floresta da Tijuca, a Serra dos Órgãos e o Parque Nacional do Itatiaia. Muitas das viagens realizadas por Vasconcellos para capturar as imagens foram feitas em companhia do seu amigo, o botânico Ricardo Cardim. Inclusive, foi o pesquisador que sugeriu o nome Dryads para a série que começou a surgir no ano passado. O nome tem origem na mitologia grega, em que as Dríades são divindades que nascem junto a uma árvore, passando a viver nela, ou em seus arredores.

.

Cássio Vasconcellos: Dríades e Faunos
Abertura:
04/03/2020, 19h
Visitação: até 30/05/2020; segunda a sexta, 10h-19h; sábado, 11h-15h
Galeria Nara Roesler: R. Redentor, 241, Rio de Janeiro. Entrada gratuita.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support