Celebrando a cultura caribenha, novo espaço cultural é inaugurado na Basileia

Uma das cidades mais importantes do mundo quando o assunto é arte, a Basileia, na Suíça, acaba de ganhar um novo espaço cultural, sediado em uma antiga fábrica de motores! O local destinado a realizar exposições é uma iniciativa da Kulturstiftung Basel H. Geiger, ou KBH.G, fundação que teve origem em 2018. A instituição decidiu abrir espaço físico para difundir ainda mais sua atuação no campo das artes. A inauguração ocorreu no dia 27 de agosto, mas anteriormente estava agendada para junho e foi postergada em razão da pandemia.

Realizando de duas a três exposições por ano, o espaço pretende “fornecer uma perspectiva adicional, complementar e diferente para a extensa vida cultural na cidade”, diz texto institucional. A KBH.G é uma iniciativa da filantropa Sibylle Piermattei Geiger e tem à frente o jornalista cultural Raphael Suter.

A primeira exposição no espaço físico da KBH.G é feita em parceria com a Caribbean Art Initiative (CAI) e coloca luz sobre o Caribe e sua diáspora cultural. Intitulada One month after being known in that island, ela traz trabalhos de 11 artistas. O conjunto de trabalhos reunidos na mostra foram escolhidos a partir de um olhar que está preocupado com as questões políticas e geográficas contemporâneos do Caribe e às próprias biografias dos artistas.

Obra de Tessa Mars

Os curadores Yina Jiménez Suriel, da República Dominicana, e Pablo Guardiola, de Porto Rico, buscaram trabalhar a ideia de identidade compartilhada entre esses artistas que têm algum pé no Caribe, considerando todas as questões que são latentes na região, como as disputas de poder. Os artistas participantes da mostra são Christopher Cozier, Tessa Mars, José Morbán, Elisa Bergel Melo, Sharelly Emanuelson, Nelson Fory Ferreira, Madeline Jiménez Santil, Minia Biabiany, Tony Cruz Pabón, Ramon Miranda Beltran e Guy Régis Jr.

Obra de Chris Cozier