Centre Pompidou terá novo espaço nas redondezas de Nova York

O centro cultural parisiense já tem núcleos em Xangai, Bruxelas e Málaga; o novo puxadinho do Pompidou será sediado em Jersey City, em uma distância de 30 minutos do centro de Manhattan

O projeto do Centre Pompidou x Jersey City em imagem cortesia do estúdio OMA.

Uma novidade noticiada no New York Times desta sexta-feira, 4 de junho, mexeu com o mundo das artes! É que o Centre Pompidou, localizado em Paris, anunciou que vai fazer “um puxadinho” nas redondezas da cidade de Nova York. Depois de abrir espaços em Málaga (Espanha), Bruxelas (Bélgica) e Xangai (China), é a vez de Jersey City ter também um núcleo do centro cultural parisiense!

A cidade, que está no estado de Nova Jersey, fica a cerca de 30 minutos de Manhattan, é só atravessar o Holland Tunnel, que passa por baixo do Rio Hudson! O Pompidou estará sediado em um edifício centenário que fica no bairro industrial de Journal Square, chamado de Pathside Building. O local tem aproximadamente 5,4 mil metros quadrados e foi construído em 1912 para ser parte de um complexo da estação de bonde da cidade! O projeto ainda depende de aprovação da Câmara Municipal e a previsão é de que seja inaugurado no ano de 2024. O plano arquitetônico e de design ficou a cargo de Jason Long, do estúdio OMA.

O prédio original na Journal Square em Jersey City.

Na coletiva que anunciou o projeto, o presidente do Pompidou, Serge Lasvignes, disse: “Nossa ideia é ser confrontado com o que é muito diferente (…) Para nós, é uma forma de aprender – aprender novas circunstâncias, uma nova forma de apresentar arte, uma nova forma de apresentar exposições.” Junto à equipe do OMA, ainda disse que os planos não são somente para que a notável coleção da instituição possa ser vista pelo público dos arredores, mas também para estimular práticas de educação e de desenvolvimento com um núcleo totalmente voltado para essas pautas.