Centro cultural em BH homenageia Amilcar de Castro no centenário do artista

O Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC), em Belo Horizonte, realizaria em abril uma exposição individual de Amilcar de Castro, na galeria da instituição mineira. A mostra, que agora deve acontecer em setembro, é intitulada Matéria de luz e acontece neste ano para celebrar os 100 anos do artista.

Com o adiamento da mostra por causa da pandemia, o CCMTC arrumou uma outra maneira de fazer com que a homenagem ao artista já tivesse início logo e que o público pudesse ter contato com a arte mesmo com o isolamento e o distanciamento! Foi instalada uma escultura de Amilcar na calçada da rua da Bahia, no centro da capital mineira, bem em frente à entrada do espaço. Também foi colocada na parede logo atrás da escultura a imagem de uma pintura inédita do artista, plotada no vidro da fachada do prédio em 140 m²!

A escultura e a imagem da pintura de Amilcar instaladas no passeio da fachada do CCMTC! As fotos são de Orlando Bento.

“As telas são raramente expostas por exigirem um espaço disponível com as dimensões adequadas e suficientes para acomodar a obra. E quando me falaram da dimensão do vidro disponibilizado para a plotagem, não tive dúvida sobre o que colocar”, contou o filho, Rodrigo de Castro, filho de Amilcar, que também é artista e curador da exposição que está planejada para entrar em cartaz no mês que vem. Nela, serão exibidas cerca de 50 obras de Amilcar de Castro.

A instituição também realizou um minidocumentário, no qual Rodrigo narra a trajetória do pai. O filme pode ser conferido online, clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *