Colaborações inéditas de Smék e Setúbal são inauguradas na Central Galeria

A nova exposição, chamada “Opositores”, parte da brincadeira de “guerra de polegares” para pautar tensões políticas do país

Dora Smék e Paul Setúbal
Dora Smék e Paul Setúbal – “Opositores – movimento 4”, 2017

Refletindo o momento de crescentes tensões sociais no Brasil, a dupla de artistas Smék e Setúbal apresenta uma série de esculturas criadas colaborativamente em 2017, até então inéditas. Sob o título Opositores, a exposição conta com texto crítico de Benjamin Seroussi e é inaugurada às vésperas das eleições na galeria paulista Central em parceria com a Casa Triângulo.

Ao visitar você se deparará com correntes que atravessam o espaço expositivo em diferentes direções, criam obstáculos de passagem e acentuam ainda mais a relação de oposição entre os objetos. As esculturas de bronze nas extremidades foram concebidas a partir dos moldes das mãos dos artistas, que as posicionaram como no jogo infantil de “guerra de polegares”, cujo objetivo é capturar o polegar do outro usando apenas o seu próprio. No trabalho de Smék e Setúbal, porém, o movimento dos dedos não aponta nenhum vencedor: cristaliza-se o momento da disputa, dilatando a sensação de impasse e tensão permanente.

Sendo assim, a ideia do projeto instalativo é ampliar o debate a respeito da democracia e das polaridades políticas, éticas e territoriais. 

Serviço

dora smék + paul setúbal: opositores

Local: Central Galeria
Endereço: Rua Bento Freitas, 306 – Vila Buarque – São Paulo, SP
Data: De 1º de outubro até 11 de novembro de 2022
Funcionamento: De segunda a sexta, das 11h às 19h. Aos sábados, das 11h às 17h.
Ingresso: grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support