Coleção Ivani e Jorge Yunes apresenta exposição na Pinacoteca

A exposição Atos Modernos apresenta obras de cinco artistas participantes do programa de comissionamento artístico realizado pela parceria das duas instituições

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Obra de Olinda Wanderley Tupinambá na Pinacoteca.
Obra de Olinda Wanderley Tupinambá na Pinacoteca.

A parceria entre a Pinacoteca de São Paulo e a coleção Ivani e Jorge Yunes, uma das maiores e mais importantes coleções de obra de arte do país, está em vigor desde 2021 e existe com o objetivo de fomentar a pesquisa e o diálogo artístico entre as duas instituições possibilitando uma série de projetos. Um dos resultados desta parceria é a exposição Atos Modernos, fruto do projeto homônimo, que será inaugurada amanhã, dia 4 de junho.


Com curadoria de Horrana de Kássia Santoz, a exposição reúne as obras de cinco artistas por elas selecionados: Castiel Vitorino Brasileiro, Misty Queiroz, Luciara Ribeiro, Olinda Wanderley Tupinambá e Charlene Bicalho.

Montagem das obras de Castiel Vitorino para Pinacoteca de São Paulo.
Montagem das obras de Castiel Vitorino para Pinacoteca de São Paulo.

A exposição estará organizada entre o edifício Pinacoteca Luz, onde estarão quatro trabalhos, e o Pinacoteca Estação. Segundo Horrana, as obras procuraram discutir aspectos da modernidade na produção e no pensamento contemporâneo. “Em um ano de marcos importantes, como as eleições, o centenário da semana de 22 e o bicentenário da independência, tratar das contradições e das memórias que nos constituem torna-se urgente”, completa ela.

Além de possuírem seus trabalhos comissionados pelo museu, os artistas ainda ganharão um espaço na programação da Pinacoteca para realizarem produções presenciais ou virtuais, por meio das plataformas digitais do museu. Os artistas, assim como suas produções, são bastante diferentes entre si em técnicas, origens, produções e inspirações, o que ajuda a deixar a exposição ainda mais rica e o diálogo estabelecido entre as obras mais interessante. 

A Coleção Ivani e Jorge Yunes, iniciada pelo casal em meados de 1970, é dirigida por Bia Yunes e Camila Yunes Guarita, que coordenam um trabalho museológico minucioso, destacando recortes históricos e artísticos e afirmando o seu caráter público. O projeto, que leva o mesmo nome da exposição, busca ser um exemplo para novas práticas do colecionismo contemporâneo apoiando a produção de artistas emergentes, colaborando com a atividade de curadores e possibilitando releituras críticas da coleção. 

Serviço:

Atos Modernos 

Local: Pinacoteca Luz e Pinacoteca Estação 

Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP

Data: De 4 de junho a 4 de julho de 2022. 

Funcionamento: Todos os dias, exceto às terças, das 10h às 18h. 

Ingresso: R$ 10 – 20

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support