Coletivo indígena MAHKU expõe pinturas que traduzem cantos ritualísticos

Casa de Cultura do Parque, em parceria com a Carmo Johnson Projects, apresenta primeira exposição inteiramente dedicada ao coletivo MAHKU

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
MAHKU
Artistas de MAHKU em produção de suas obras. Foto: Daniel Dinato

Compondo o II Ciclo Expositivo 2022 da Casa, MAHKU – Cantos de imagens é o nome da exposição de 11 pinturas tradutoras das canções huni meka que conduzem os rituais com ayahuasca entre o povo Huni Kuin. Além delas, quem visitar a abertura da mostra poderá contribuir com a construção da instalação-performática da artista Kássia Borges de mais de 2 mil peças. 

MAHKU é um coletivo de cinco artistas e pesquisadores Huni Kuin, povo indígena de cerca de 14 mil pessoas que vivem no estado do Acre, no Brasil e no Peru. Fundado em 2012, o grupo é um desdobramento das pesquisas de seu fundador, Ibã Huni Kuin, sobre os cantos huni meka. Influenciado pelo pai, Bane Huni Kuin começou a desenhar esses cantos – segundo ele, era mais fácil decorar as letras e compreender os cantos ao transformá-los em imagens. Hoje, o método de aprendizagem do huni meka é aplicado no grupo MAHKU.

Daniel Dinato, antropólogo e curador da mostra ao lado de Ibã Huni Kuin, comenta: “Ainda que o fundo mítico e ritual das obras seja coletivo, cada artista transforma o canto huni meka de uma forma específica e, assim, o coletivo mantém também uma certa autonomia e independência interna. Como os integrantes do MAHKU costumam dizer, mesmo que pintado mil vezes o mesmo canto, ele nunca sairá igual. Sempre diverso, sempre único”.

Yame Awa Kawanai (2021) de Pedro Maná MAHKU. Foto: Samuel Esteves

Ao visitar a Casa do Parque, também é possível conferir Breve, a exposição individual do artista Rodrigo Bivar, e Feltragens da artista Teresa Viana, compondo a grande parede do Projeto 280 X 1020.

Serviço

MAHKU – Cantos de imagens

Local: Casa de Cultura do Parque
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 – Alto de Pinheiros, São Paulo
Data: De 02 de julho a 18 de setembro de 2022
Funcionamento: De quarta a domingo, das 11h às 18h
Ingresso: Grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support