Covered in Time and History: The Films of Ana Mendieta

Jeu de Paume, Paris

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

A exposição “Covered in Time and History: The Films of Ana Mendieta” é a primeira mostra em um museu dedicada aos filmes produzidos pela aclamada artista cubana-americana Ana Mendieta (Havana, 1948–Nova York, 1985). Reunindo 20 trabalhos de imagem em movimento e 27 fotografias que se relacionam com esse corpo de filmes, a mostra é a maior apresentação de vídeos da artista já realizada na França.

Ana Mendieta é amplamente reconhecida como uma das mais prolíficas e inovadoras artistas do pós-guerra. As recentes exposições dedicadas à sua produção na Europa revelaram o poder de sua visão artística e a influência que sua obra teve nas gerações que a seguiram. O trabalho de Mendieta continua tendo grande impacto em toda sorte de público que entra em contato com ele.

A mostra no Jeu de Paume reposiciona a imagem em movimento de um lugar periférico para o centro da pesquisa da artista, e se organiza em torno de temas recorrentes explorados nos filmes, incluindo memória, história, cultural, ritual e a passagem do tempo, que frequentemente são aprimorados em relação ao corpo e à terra. Grande parte dos filmes de Mendieta são realizados na natureza, onde fica evidente seu interesse nos quatro elementos clássicos: terra, água, ar e fogo.

Covered in Time and History: The Films of Ana Mendieta
Curadoria:
Lynn Lukas e Howard Oransky
Abertura: 16/10
Visitação: até 27/01/19; terça, 11h-21h; quarta a domingo, 11h-19h
Jeu de Paume: Place de la Concorde, 1, 75008 Paris. Ingressos: €10

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support