Comida, Adriana Varejão
Comida, Adriana Varejão

Uma das mais importantes colecionadoras do Brasil, Andréa Pereira é fã de arte…mas ama também um bom vinho e um delicioso prato. A carioca que vivem em São Paulo há muitos anos mergulhou no mundo das uvas e a paixão acabou a levando a explorar a boa gastronomia. 

No último ano e meio começou a fazer o curso do Cordon Bleu para se aventurar cada vez mais na cozinha. Com a chegada da pandemia do COVID-19, a colecionadora percebeu que muita gente começou a pedir comida em casa de bons restaurantes. “Acho que mesmo depois que as coisas voltarem ao normal, este será um novo hábito que vai ficar. No entanto, depois de um tempo a gente cansa do tempero do restaurante. Então, minha ideia é criar pratos sofisticados com sabor de comida feita em casa”. E assim nasceu o Chez Moi, onde Andréa divide suas mais precisosas receitas e divulga o menu do delilvery com os pratos que ela prepara todo fim de semana. 

Para o ARTEQUEACONTECE, ela apresenta uma receita deliciosa de Risoto de Ervilha com Chips de Presunto Cru. O toque especial está no frescor do hortelã. Andréa recomenta harmonizar esse prato um Pinot Noir tinto ou um Sauvignon Blanc. 

Entre os trabalhos de sua coleção que Andréa mais ama, está a tela Comida, da Adriana Varejão, que fica na sua sala de jantar. “Adoro essa pintura, pois tem uma potência muito grande. Apesar de ser anterior ao período em que a Adriana começa a fazer as entranhas, já é possível ver essa intenção nesse trabalho”, explica a colecionadora. Nós também amamos!

Risoto de Ervilha com Chips de Presunto Cru
Risoto de Ervilha com Chips de Presunto Cru

INGREDIENTES ( para 2 porções):

1 copo de arroz arbóreo

½ cebola média picada

100 grs de manteiga

1 colher de azeite

1 copo de vinho branco

750 ml de caldo de legumes

300 grs de ervilha

50ml de vinho do porto

50ml de crème de leite fresco

Hortelã

2 fatias de presunto crú

70 grs. De queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO:

Purê de Ervilha

Ferva 300ml de água com 1 colher de sal, coloque as ervilhas por 5 minutos n água. Retire, escorra a água quente e coloque num bowl com água e gêlo por 5 min. Escorra a água e bata no liquidificador ( se necessário acrescente 50 ml de água do zimento das ervilhas). Depois de obter um purê grosso, passe a mistura numa peneira.Coloque numa panela com o crème de leite e o vinho do porto, deixe engrossar. Tempere a gosto com sal e pimenta.

Chips de Presunto Crú

Coloque 2 fatias de presunto em cima de um papel de cozinha num prato e cubra com outro papel. Leve ao micro ondas por 2 minutos.

Risoto

Numa panela coloque 2 colheres de manteiga e o azeite, deixe derreter. Acrescente a cebola e refogue até a cebola amolecer. Adicione o arroz e refogue por 3 minutos, adicione o vinho e espere mesmo evaporar. Quando o vinho tiver secado comece colocando uma colher do caldo quente, quando este tiver secado coloque uma colher do purê de ervilha.

Repita o processo por mais ou menos 20 minutos, ou até o arroz estiver amolecido “Al Dente”. Tempere a gosto com sal e pimenta, acrescente o queijo parmesão e depois acrescente 50 grs de manteiga. Quando a manteiga tiver derretido acrescente a hortelã cortada em tiras finas. Sirva imediatamente.

Use o chips de presunto crú em cima do risotto para enfeitar o prato. Cheers! 

Agora vamos trabalhar?

Compartilhar