Cozinha AQA: Angela Akagawa

Se você não quer perder muito tempo para cozinhar neste final de semana, mas mesmo assim quer comer algo bem saboroso, a receita de hoje é para você! Com um preparo super rápido e simples, o filé de St. Peter com molho asiático que a colecionadora Angela Akagawa compartilhou conosco aqui no Cozinha AQA é uma boa pedida!

Colecionadora desde os anos 80, Angela é uma das realizadoras da exposição CompartiArte, uma iniciativa anual beneficente, que doa para instituições assistenciais entre 50% e 100% do valor arrecadado com a venda de cada obra, dependendo da escolha do artista que cede o trabalho. Todo ano, dezenas de artistas integram o projeto.

Para ilustrar sua participação, ela escolheu uma obra de Arjan Martins. O artista conta que fez esse trabalho quando o Brasil perdia seu maio acervo de História Natural, no incêndio do Museu Nacional. “Pensei em todas as gerações que se veem hoje destituídas dessas referências, como também as gerações seguintes”, ele comenta. Ele também diz que ama muito essa obra e completa: “Estamos diante de um estrangulamento cultural sem precedentes. Existe em curso um extermínio físico, cultural… Populações indígenas e quilombolas de hoje sob ameaças”.

Angela nos ensinou a fazer uma de suas receitas favoritas! Você pode conferir abaixo o vídeo que ela fez especialmente para o Cozinha AQA, onde compartilha também dicas para a receita ficar ainda mais gosta, e também a receita por escrito. Experimente #emcasa e nos conte o que achou!

Ingredientes:

2 filés de St Peter
2 dentes de alho picados
1 pedaço de gengibre picado (+/- 4cm)
1 xícara de chá de suco natural de maçã fuji
1 xícara de chá de suco natural de laranja pêra ou bahia
5 colheres de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de saquê para cozinhar (mirim)
1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado
coentro ou cebolinha verde para enfeitar

Modo de preparo:

Misturar gengibre, alho, sucos de maçã e laranja, shoyu e saquê em uma travessa funda.
Colocar o filé de St Peter nessa mistura e deixar marinando.
Colocar um pouco do óleo numa frigideira anti-aderente.
Grelhe os filés dos dois lados quando a frigideira estiver bem quente, acrescentando aos poucos, no final, o molho que foi no qual foram marinados. Vá jogando em cima dos filés.
Retire os filés quando estiverem já grelhados.
Sirva em um prato. A dica é servir com arroz japonês e salpicar cebolinha verde ou coentro em cima.