Cozinha AQA: Élle de Bernardini

O Inverno está chegando. Mas, enquanto ele não vem, já começamos a sentir o friozinho que ele traz em algumas partes do país. Nada melhor nesse momento do que aquelas comidinhas que confortam nosso estômago e que, além de tudo, nos mantêm quentinhos!

Hoje o Cozinha AQA apresenta uma receita bem simples, mas extremamente acalentadora, para o corpo e para a alma. Nossa convidada da semana, a artista Élle de Bernardini, nem precisou pensar duas vezes em qual receita apresentaria para o público. A resposta veio no mesmo instante: Caldo de cenoura com gengibre!

Artista visual e bailarina, Élle tem o corpo (e as possibilidades do corpo) como algo essencial para a criação de seus trabalhos, que vão de performances a objetos. Ela aprendeu a receita que traz para esta seção quando estava trabalhando com dança e morava no Rio Grande do Sul, onde nasceu. O prato remete a uma lembrança muito afetiva e significativa: “Sempre após as nossas apresentações de dança, a professora servia um caldinho de cenoura com gengibre”.

Ela conta que tomar esse caldo ajudava a esquentar e também para manter a garganta protegida no estado mais frio do país, além de ser uma maneira de repor as energias do corpo, já que as apresentações poderia durar até três horas! Élle decidiu ir atrás e aprender a fazer a receita. Foi aí que descobriu todos os segredos com a moça que trabalhava na lanchonete da escola de dança na qual dava aula.

“Estamos chegando no Inverno e notei, quando vim morar em São Paulo, que aqui existe um costume muito grande de beber caldos no inverno. Às vezes nos bares têm cardápios de caldos com várias opções”, assim ela explica a escolha do prato para o Cozinha AQA!

Vamos fazer? Confira a receita abaixo.

Ficou lindo o caldinho que a Élle preparou, né?

Ingredientes:

4 cenouras médias
4 xícaras de água
2 dentes de alho
1/2 cebola
1 pedacinho de gengibre
1 colher de manteiga
cheiro-verde
sal

Modo de preparo:

  1. Refogue a cebola e o alho.
  2. 2 Acrescente a cenoura picada em rodelas.
  3. Adicione o sal a gosto.
  4. Adicione o gengibre.
  5. Quando a cenoura estiver macia, desligue o fogo e bata tudo no liquidificador.
  6. Volte o caldo para a panela, adicione a manteiga e mexa.
  7. Coloque o cheiro verde por último.

    Rende: 4 porções de entrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *