Cozinha AQA: Jonathas de Andrade

Daqui a pouco, o ARTEQUEACONTECE vai começar a ter receitas o suficiente para um livro de culinária, hein?! Hoje, recebemos a generosa e deliciosa contribuição do artista Jonathas de Andrade!

O artista alagoano, que vive e trabalha entre Recife e São Paulo, traz uma receita de arroz de tomate! Ele conta que viu uma amiga fazer a receita de forma bem simples na casa dela. “Depois desses anos todos, devo ter adaptado a receita um pouco para o meu jeito, incluindo castanha, por exemplo”, explica.

Abaixo, a receita completa, mantendo as orientações do artista!

  1. Refogue com BASTANTE azeite 1 cebola e 4 dentes de alho picados em cubos pequenos. Se gostar de pimenta, manda ver numa pimenta dedo de moça e de cheiro bem picadinhas, descartando as sementes.
  2. Quando a cebola ficar transparente sem chegar a dourar, venha com tomates vermelhos cortados em pedaços largos, lembrando de tirar as sementes antes. os tomates vão refogar no azeite e vão soltando água.
  3. Tempere, caprichando no sal e na pimenta do reino.
  4. Quando os tomates começarem a perder a forma e dureza, adicione uma xícara de arroz branco e mexa pra ele absorver esse caldo de tomate e esse tempero. Deixe ele quieto pra ganhar calor e sabor, mexendo aqui e ali.
  5. Coloque duas xícaras de água fervente. Abaixe o fogo, que desde o início estava médio. Mantenha a panela semi-tampada e deixe o arroz cozinhar.
  6. Pique um grande mói de coentro e triture umas castanhas. Vá esperando o arroz ficar pronto.
  7. Vá conferindo se o fundo da panela ainda tem água. Quando o arroz está cozido mas durinho e ainda tem um pouco de caldo aguado no fundo da panela – mas bem pouco – você pode desligar o fogo. Jogue o coentro picado e tampe. Espere uns 3 minutos e jogue a castanha e leve para a mesa.

    “Vixe, é bom demaisss!”, ele atesta.