Cozinha AQA: Karla Osorio


Vik Muniz, Quathlamba (after Frank Stella, from Pictures of Chocolate), 1999

Comida sofisticada mas com os sabores do interior do Brasil? Aqui temos! Nossa convidada do Cozinha AQA desta semana, a galerista Karla Osorio, nos traz uma receita incrível feita com figada! Não sabe o que é esta iguaria? É um tipo de creme feito com figo que é vendido, segundo ela, em um lugar muito específico: no caminho entre Brasília e Goiânia.

Direto do jardim da Galeria Karla Osorio, em Brasília, vamos aprender a fazer um delicioso suflê de figo! A galerista montou todo um esquema de cozinha ao ar livre para realizar a receita para o ARTEQUEACONTECE! Por isso, confira o vídeo que ela preparou para nós com muito carinho.

Karla morou em Paris quando tinha 17 anos, lá fez cursos de gastronomia na Le Cordon Bleu! Naquele momento, nos meados dos anos 80, a gastronomia não era uma “moda” como hoje. Foram “cursos curtos que mudaram minha vida e abordagem com a culinária”, ela conta. O suflê de figo é uma adaptação de Karla para uma dessas receitas que aprendeu!

Para ilustrar a receita, ela escolheu uma obra de sua coleção, um retrato de Frank Stella feito por Vik Muniz em chocolate!

Veja abaixo como fazer esta sobremesa!

INGREDIENTES
Suflê:
4 unidades claras
1 pitada de sal
220g de goiabada pastosa
Manteiga para untar

Calda: 
200ml creme de leite fresco
100g de Catupiry
100g de requeijão cremoso 

MODO DE PREPARO
Calda:
Misture o catupiry, o requeijão  cremoso e o creme de leite fresco e leve ao fogo em banho-maria, em fogo baixo, por 20 minutos, misturando um pouco de vez em quando para ficar homogênea e aveludada. 

Suflê:
Bata as claras em neve. 
Quando as claras começarem a subir, adicione a pitada de sal.
Bater até formar picos duros e  resistentes. Depois juntar a figada aos poucos. 
Misturar na mão até juntar bem, formando creme homogêneo. 
Distribuir em tigelinhas individuais e levar ao forno preaquecido a 180ºC. 
Assar por 10 minutos ou até subir e dourar. 

Sirva rapidamente com a calda cremosa.