Cozinha AQA: Renata de Paula David

Conselheira na Pinacoteca de São Paulo, fundadora do Instituto Ybi e colecionadora, Renata de Paula David nos deu boas vindas em sua cozinha nesta primeira sexta-feira de setembro para nos ensinar a fazer um delicioso macarrão com carne seca e legumes! É um prato com muito sabor. “Essa receita eu aprendi a mais de 10 anos com o Elton Vieira de Araujo que é um chefe que eu gosto muito”, ela conta.

Claudio Tozzi, Panela de Pressão, déc de 60

Um dos segredos do sabor singular desse prato é o azeite de manjericão, que nada mais é do que bater o manjericão junto com o azeite! Acreditem, faz toda a diferença. Além disso, no vídeo que acompanha a receita, Renata aconselha que caprichemos bastante no parmesão ralado na hora de finalizar o prato! Ah… E, antes de mais nada, não esqueça de dessalgar a carne seca!

Para ilustrar sua receita, ela escolheu a obra Panela de Pressão, feita pelo artista Claudio Tozzi na década de 60, um trabalho que faz parte de sua coleção e que fica em sua sala de jantar.

No Instituto Ybi, Renata realiza um trabalho importantíssimo de apoio a projetos sociais. Neste período de pandemia, inclusive, chegou a entregar mais de mil refeições por dia, além de máscaras, cestas básicas, produtos de limpeza, roupões e mantas. Ela também tem um projeto muito interessante no Instagram, o Mulher e Arte, no qual conta um pouco de sua visão sobre a produção artística feminina no Brasil.

Confira abaixo a receita e não se esqueça de assistir também ao vídeo no qual Renata vai ensinando o passo a passo, com muito carinho, de como fazer essa massa!

O macarrão com carne seca e legumes que Renata preparou para nós!

Ingredientes
2 xíc (chá) de macarrão Penne (tricolori grano duro)           
1 abobrinha italiana média    
1 berinjela média       
1/2 xíc (chá) de tomate cereja           
1 xíc (chá) de cogumelo Paris
3 dentes de alho        
200gr de carne seca   
2 cenouras médias     
1 maço de manjericão           
Filé de Pimentão conforme gosto     
Parmesão       
Sal e pimenta a gosto
Azeite

Modo de preparo:
Carne seca
Deixar dessalgar em água por 24hs trocando a água de hora em hora.
Cozinhar a carne seca em panela de pressão por 50 minutos e desfiar retirando toda gordura e mantendo a carne seca umedecida.
Azeite de manjericão
Bater o manjericão no liquidificador com azeite e reservar.
Macarrão
Cozinhar o macarrão em água com um fio de óleo e sal, reservar.
Legumes e finalização
Cortar os legumes e grelhar todos em azeite temperando com sal e pimenta do reino. Somente a cenoura aferventar por aproximadamente 10 minutos e grelhar como todos os outros.
Em uma panela grande dourar o alho, acrescentar a carne seca cozida e desfiada, o macarrão cozido e os legumes.
Finalizar nosso prato com o azeite de manjericão e parmesão ralado.

Bom apetite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *