Cozinha AQA: Thiago Rocha Pitta

Esta é a estreia da nossa nova seção, a Cozinha AQA. Convidaremos toda semana um artista para nos mostrar seus dotes culinários e nos brindar com o modo de preparo de alguma receita que goste de fazer, convidando nosso leitor a testar e experimentar em casa!

Para abrir os trabalhos na nossa cozinha, convidamos o artista Thiago Rocha Pitta. Seus trabalhos desde o início de sua carreira dialogam com o espaço externo, a natureza e com o “ar livre”. A receita que escolheu dividir aqui dialoga muito com isso. O prato é composto por batatas doces coradas, vinagrete de agrião, farofa de jiló e ovo!

cozinha aqa thiago rocha pitta

Em 2019, Thiago fundou no sítio onde mora em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o que chamou de A Fundação Abismo, ou Fundabismo. Lá, ele expõe algumas de suas obras de land art e oferece ao visitante uma imersão muito interessante e atenciosa, que se relaciona com todo aquele espaço. Ali ele também cultiva uma horta pelo sistema agroflorestal, sustentável e que visa a recuperação do ambiente onde está. Ele cultiva também uma boa relação com os produtores locais, dos quais compra alimentos. “O modo que consumimos é tão determinante para nossa saúde quanto para saúde do ambiente”, destaca.

“O mais importante dessa receita, ou de qualquer outra”, conta Thiago, “é que você se certifique que os produtos que está comprando são produzidos perto de você, pesquise sobre a origem dos mesmos, dê preferência aos pequenos produtores e ao orgânicos”.

Veja a receita abaixo!

Ingredientes

Batata doce
Agrião
Tomate
Cebola
Jiló
Ovo
Farinha de mandioca
Alho
Salsinha

Modo de preparo

Para a batata doce:
Corte as batatas em rodelas da espessura de 1 dedo, cozinhe na água em fogo médio por 20 minutos. Escorra a água. Aguarde que estejam secas e, numa frigideira com um fio de azeite, doure-as.

Para a farofa:
Pique o jiló em rodelas. Quanto mais finas, menos amargo será. Refogue 2 dentes de alho no azeite ou manteiga. Adicione o jiló. Quando dourado, adicione os ovos. Em seguida, adicione a farinha, misture bem, antes de servir adicione a salsinha bem picada.

Segundo Thiago, todos ingredientes podem ser substituídos, e existem mil outras formas de preparar, todas legítimas.

Bom apetite!