Cozinha AQA: Thiago Gomide

O Cozinha AQA de hoje traz uma receita bastante especial! Isso porque o diretor da Galeria Bergamin & Gomide, Thiago Gomide, compartilha conosco uma receita de sua família, passada por várias gerações! É uma versão familiar de spaghetti al pomodoro. A receita é bem simples e rápida de fazer, uma comfort food que ele indica para um jantar de domingo.

Thiago aprendeu a fazer essa massa com seu pai (que aparece várias vezes no vídeo ajudando-o a fazer o prato. Uma fofura!). Seu pai, por sua vez, aprendeu a fazer com o pai dele. E por aí vai! Agora, chegou a vez de todos nós tentarmos fazer em nossas casas, para as nossas famílias ou só para nós mesmos… Sempre respeitando AINDA o isolamento social, hein?!

O galerista conta vários segredinhos ao longo do vídeo, anexado aqui nessa postagem. Mas você também pode assistir em nosso IGTV ou no Youtube!

Para acompanhar essa publicação, ele escolheu a obra Iara, de Pedro Luiz Correia de Araújo, feita na década de 40! “Ele era um artista mineiro, vivia em Ouro Preto. Meus pais eram muito amigos do filho dele”, conta Thiago. Assim, seus pais passaram a colecionar algumas obras do artista, que teve uma individual no MASP em 2017.

Confira abaixo os ingredientes e o modo de fazer.

Ingredientes:

1 maço de salsão
1 maço de salsinha
1 maço de manjericão
1 cebola grande ou 2 pequenas
3 tomates grandes bem maduros
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Pimenta dedo-de-moça (opcional)
Queijo parmigiano
Azeite de oliva
200g de massa de spaghettini n. 3 Barilla

Modo de fazer:

Do molho:

  1. Retire a casca e as sementes dos tomates! (Veja as dicas que Thiago dá no vídeo)
  2. Bata os tomates em um mixer ou no liquidificador, para formar um molho.
  3. Corte a cebola em cubinhos bem pequenos. Corte o alho também bem fininho.
  4. Em uma panela, refogue primeiro a cebola. Acrescente pimenta do reino a gosto. Depois acrescente o alho. (Você pode acrescentar um pouco de pimenta dedo-de-moça picada, se quiser). Quando a cebola já estiver dourando e o alho também, coloque o molho de tomate. Mexa bastante.
  5. Faça um “buquê” com galhos de salsinha e salsão, enrole com barbante ou linha. Mergulhe no molho. Coloque sal a gosto.
  6. Deixe cozinhar com a panela aberta por 20 minutos.

Da massa:

  1. Esquente água numa panela e acrescente um pouco de sal.
  2. Meça as porções (75g por pessoa) e coloque para cozinhar na água.
  3. Deixe cozinhar até ficar no ponto “al dente”.

Depois disso, é só colocar a porção de massa no prato, acrescentar o molho por cima e finalizar com o manjericão cortado em tirinhas. Se gostar, coloque formaggio ralado por cima!