depois do choque, os trópicos

Galeria Luisa Strina, São Paulo

A Galeria Luisa Strina, São Paulo, e a Kubikgallery, Porto, abrem no dia 7 de abril de 2018 a exposição “depois do choque, os trópicos”, parceria transatlântica que fomenta diálogos entre artistas brasileiros e portugueses. Ocupando o Anexo da galeria, a iniciativa conjunta apresenta obras recentes de Beto Shwafaty (São Paulo, 1977; vive e trabalha em São Paulo), artista representado pela Luisa Strina, e de Pedro Vaz (Maputo, Moçambique, 1977; vive e trabalha em Lisboa), representado pela Kubikgallery.

Operando de um ponto de vista pós-colonial, o diálogo enfatiza as visões eurocêntrica e imperialista, de um lado, e cordial e colonizada, de outro, que historicamente permearam as relações entre Europa e Brasil, ainda que de forma velada. Os dois artistas partem de lugares de fala assumidamente híbridos: Vaz, português nascido em uma ex-colônia, e neoperegrino da Mata Atlântica do Brasil; Shwafaty, brasileiro que investigou processos coloniais durante um período de estadia na Inglaterra. A seleção de obras para a exposição é um reflexo desses paradoxos: está focada em trabalhos de cunho crítico e inflexível em relação aos despojos contemporâneos dos conflitos que perduram há mais de 500 anos.

 

Em paralelo, entre mañana y ayer o los caminos del desvío, segunda exposição individual do artista colombiano Nicolás Paris, é apresentada no espaço principal da galeria. A partir da ideia de ocupação de um espaço expositivo como possibilidade pedagógica, Paris constrói sua poética centrada nos sentidos, acionados pela experiência artística em sentido amplo. Com base em conceitos que começou a desenvolver em 2015 no Museu Coleção Berardo, o artista agrega estruturas suspensas junto a objetos, desenhos, plantas, vídeos e workshops atravessando todo o espaço expositivo. O aspecto pedagógico desses workshops é o cerne de seu trabalho, e as oficinas serão oferecidas a educadores institucionais e independentes em São Paulo.

Abertura: 07/04, 11h-17h
Visitação (Anexo): até 12/05/18; quinta-feira a sábado, 10h-17h
Visitação (Galeria): até 19/05/18; segunda a sexta, 10h-19h; sábados, 10h-17h
Galeria Luisa Strina: Rua Padre João Manuel, 755, São Paulo. Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *