Ernesto Neto: Soplo

MALBA, Buenos Aires

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

Esta retrospectiva reúne 60 trabalhos de Ernesto Neto, um dos nomes mais proeminentes da escultura contemporânea. Desde o início de sua carreira, nos anos 80, o artista vem produzindo um trabalho que põe em diálogo entre o espaço de exposição e as várias dimensões do espectador. 

Colocando em jogo sua compreensão única sobre a herança neo-concreta, Neto desdobra suas esculturas iniciais – elaboradas em materiais como meias de poliamida, esferas de poliestireno, temperos e ervas – em grandes e imersivas instalações que propõem ao espectador uma espaço para convivência, para um respiro e para promover a consciência e a sensibilização. Sua prática escultural é gerada pela tensão incorporada nos materiais têxteis e em técnicas de artesanato, como o crochê. Essas grandes estruturas lúdicas acomodam rituais e ações que revelam as atuais preocupações do artista: a afirmação do corpo como elemento que não pode ser dissociado da mente e da espiritualidade. 

A exposição propõe a demonstrar como a fisicalidade, o individual e o coletivo sempre estiveram presentes desde o início da prática do artista, moldando sua poética. Sua colaboração atual com líderes políticos e espirituais das nações Huni Kuin, cujas contribuições ao artista recebem na exposição uma sala própria, emerge como uma consequência natural de sua pesquisa escultural. 

Ernesto Neto: Soplo
Curadoria: Valeria Piccoli e Jochen Volz
Abertura: 28/11/19, 19h
Visitação: até 16/02/2020; quinta a segunda, 12h-20h; quarta, 12h-21h
MALBA: Av. Figueroa Alcorta 3415, C1425CLA Buenos Aires. Ingressos: $200

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support