Escrever com a imagem e ver com a palavra: fotografia e literatura na obra de Maureen Bisilliat

IMS Rio, Rio de Janeiro

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O IMS Rio inaugura uma exposição da fotógrafa Maureen Bisilliat (1931). Nascida na Inglaterra e naturalizada brasileira, Bisilliat registrou os costumes, as paisagens e as tradições nacionais. Ao longo de sua trajetória, também criou obras em diálogo com consagrados escritores brasileiros. Essa vertente de sua produção é o tema desta mostra, com curadoria da própria Bisilliat e de Miguel Del Castillo, curador da Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista. No dia da abertura (9/11), às 18h, os dois participam de uma conversa gratuita com o público no auditório.

Intitulada Escrever com a imagem e ver com a palavra: fotografia e literatura na obra de Maureen Bisilliat, a mostra é uma versão ampliada de uma exposição inaugurada em outubro de 2018 no IMS Paulista. A seleção reúne trabalhos de Bisilliat – principalmente livros – nos quais suas fotos dialogam com a produção de grandes escritores nacionais, como Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade, Euclides da Cunha, João Guimarães Rosa, Jorge Amado, entre outros. Além dos livros e de correspondências da fotógrafa com alguns dos autores, e outras sobre temas como a edição dos livros, também são exibidas matérias de jornais, bonecos de livros, cópias de trabalho de época, fotolitos e outros itens relacionados.

Escrever com a imagem e ver com a palavra: fotografia e literatura na obra de Maureen Bisilliat
Abertura: 09/11/19
Visitação: até 23/02/2020; terça a domingo, 11h-20h
IMS Rio: Rua Marquês de São Vicente, 476, Rio de Janeiro. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support