Esculturas de repertório modernista de Pedro Reyes estão em individual na Galeria Luisa Strina

Terceira exposição individual do artista mexicano na galeria brasileira tem cerca de 20 esculturas do artista, todas frutos de uma intensa atividade em seu ateliê durante 2020 e 2021

Pedro Reyes, Ensamble, 2021

Com a flexibilização de atividades na cidade de São Paulo, museus e galerias anunciaram suas reaberturas. A Galeria Luisa Strina, localizada no bairro dos Jardins, é uma das primeiras a reabrir e com uma exposição novinha em folha! É uma individual do artista mexicano Pedro Reyes, a terceira que ele realiza na casa brasileira. A visitação à mostra poderá ser feita a partir da quinta-feira, 22 de abril, mediante a agendamento via email ou telefone! A mostra estará em cartaz até o dia 12 de junho.

Nesta exposição, Reyes traz cerca de 20 obras que foram realizadas durante intensa atividade em seu ateliê entre os anos de 2020 e 2021, nas quais trabalha um repertório escultórico modernista que dialoga com referências à cultura mexicana. Ao longo de sua trajetória, ele sempre trabalhou com esculturas, prática social, arte pública, teatro e desenho. Em trabalhos feitos diretamente na pedra, ele traz à tona um “vocabulário visual mesoamericano que antecede o cânone colonial dominante da História da Arte, imaginando sua presença concreta nos dias de hoje”.

Pedro Reyes, Acúfeno, 2021

De acordo com texto informativo sobre a exposição, a prática escultórica do artista permanece desafiando “os cânones conceituais e materiais dos meios com os quais trabalha”. Desta forma, o artista desenvolve esculturas de superfície porosa as quais finaliza com cinzéis. Elas “são acompanhadas de peças entalhadas de corte limpo, que evocam movimento lógico e dinamismo. Por empregar um sistema de nomenclatura reflexivo, os títulos permitem uma melhor compreensão da obra”.

As obras de Reyes estão em alguns acervos importantíssimos, com as coleções do Brooklyn Museum (Nova York), do Museo Jumex (Cidade do México) e do ICA Institute of Contemporary Art (Miami). Já teve também individuais no Guggenheim (2011) e no Boston Museum of Fine Arts (2013), dentre outras tantas. Na Galeria Luisa Strina, apresentou as mostras Recent Works (2017) e Os Terráqueos (2013).

Pedro Reyes, Sentinela 02, 2021


Para visitar a exposição atual na galeria, é preciso fazer agendamento por e-mail (info@galerialuisastrina.com.br), por telefone (+55 11 3088–2471) ou por WhatsApp (+55 11 94100-3428). Obrigatoriamente, é preciso fazer o uso de máscara e cumprir distanciamento social também.

Pedro Reyes
Data: de 22 de abril a 12 de junho de 2021
Local: Galeria Luisa Strina (Rua Padre João Manuel, 755 – Cerqueira César)
Mais informações: www.galerialuisastrina.com.br/