Carregando Eventos

« Todos Eventos

“A confissão, o diário e o retrato” na Galeria Marilia Razuk

17 agosto - 11:00 - 5 outubro - 19:00

José Leonilson, Sem título (da série primeiras experiências com paintstick nº 1), 1988. Crédito: Ana Pigosso / Divulgação

A Galeria Marilia Razuk apresenta a exposição coletiva “A confissão, o diário e o retrato”, com obras de José Leonilson, Débora Bolzsoni, Guerreiro do Divino Amor, Johanna Calle, Maria Laet, Panmela Castro, Rafael Alonso, Seba Calfuqueo, Sergio Romagnolo e Vinicius Gerheim, sob a curadoria de Ademar Britto.

A mostra se inspira no caráter autobiográfico, presente na obra de José Leonilson, para investigar como outros artistas contemporâneos utilizam o confessional, o diário e o autorretrato para revelar aspectos íntimos de suas vidas e psiques.

“O conceito surgiu da ideia de explorar a obra de Leonilson, mas não apenas exibi-la. Muitos interpretam sua obra de trás para frente, como se ele tivesse começado a explorar o diário e o cotidiano após ser diagnosticado com HIV. Na verdade, ele já trabalhava nessa linha antes”, afirma o curador, que escolheu o título ao organizar os núcleos da exposição.

A mostra convida o público a mergulhar na intimidade dos artistas, proporcionando uma experiência reflexiva e pessoal sobre as diversas formas como a arte pode espelhar e moldar nossa compreensão de nós mesmos e do mundo ao nosso redor.

A exposição inclui uma escultura de Débora Bolzsoni, fotografia de Maria Laet, desenhos e pintura de Panmela Castro, obras de mídia mista de Guerreiro do Divino Amor, pintura de Sérgio Romagnolo e Vinicius Gerheim, vídeo e fotografia de Seba Calfuqueo, trabalho em tecido de Johanna Calle e um políptico de Rafael Alonso.

“Seu legado é extremamente importante, pois seu trabalho é profundamente político, abordando questões como saúde, escolhas de vida/sexualidade e sua dedicação total à arte, sem concessões”, diz o curador, que também faz parte do Conselho Curatorial do Solar dos Abacaxis, no Rio de Janeiro.

Ademar Britto é curador, formado em Estudos Curatoriais pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e foi aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ. Ele realiza textos críticos e exposições tanto de artistas emergentes quanto históricos, e desde 2022 é curador do programa SOLO da ArtRio. Além disso, Britto é médico especializado em Cardiologia, com formação pela Universidade do Estado do Amazonas e Université René Descartes-Sorbonne Paris V, e possui um mestrado em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro.

Detalhes

Início:
17 agosto - 11:00
Final:
5 outubro - 19:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,
Website:
https://www.galeriamariliarazuk.com.br/exhibitions/149-a-confissao-o-diario-e-o-retrato-curadoria-ademar-britto/

Local

Galeria Marilia Razuk
Rua Jerônimo da Veiga, 62-131
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support