“A confissão, o diário e o retrato” na Galeria Marilia Razuk
17 agosto - 11:00 - 5 outubro - 19:00
A Galeria Marilia Razuk apresenta a exposição coletiva “A confissão, o diário e o retrato”, com obras de José Leonilson, Débora Bolzsoni, Guerreiro do Divino Amor, Johanna Calle, Maria Laet, Panmela Castro, Rafael Alonso, Seba Calfuqueo, Sergio Romagnolo e Vinicius Gerheim, sob a curadoria de Ademar Britto.
A mostra se inspira no caráter autobiográfico, presente na obra de José Leonilson, para investigar como outros artistas contemporâneos utilizam o confessional, o diário e o autorretrato para revelar aspectos íntimos de suas vidas e psiques.
“O conceito surgiu da ideia de explorar a obra de Leonilson, mas não apenas exibi-la. Muitos interpretam sua obra de trás para frente, como se ele tivesse começado a explorar o diário e o cotidiano após ser diagnosticado com HIV. Na verdade, ele já trabalhava nessa linha antes”, afirma o curador, que escolheu o título ao organizar os núcleos da exposição.
A mostra convida o público a mergulhar na intimidade dos artistas, proporcionando uma experiência reflexiva e pessoal sobre as diversas formas como a arte pode espelhar e moldar nossa compreensão de nós mesmos e do mundo ao nosso redor.
A exposição inclui uma escultura de Débora Bolzsoni, fotografia de Maria Laet, desenhos e pintura de Panmela Castro, obras de mídia mista de Guerreiro do Divino Amor, pintura de Sérgio Romagnolo e Vinicius Gerheim, vídeo e fotografia de Seba Calfuqueo, trabalho em tecido de Johanna Calle e um políptico de Rafael Alonso.
“Seu legado é extremamente importante, pois seu trabalho é profundamente político, abordando questões como saúde, escolhas de vida/sexualidade e sua dedicação total à arte, sem concessões”, diz o curador, que também faz parte do Conselho Curatorial do Solar dos Abacaxis, no Rio de Janeiro.
Ademar Britto é curador, formado em Estudos Curatoriais pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e foi aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ. Ele realiza textos críticos e exposições tanto de artistas emergentes quanto históricos, e desde 2022 é curador do programa SOLO da ArtRio. Além disso, Britto é médico especializado em Cardiologia, com formação pela Universidade do Estado do Amazonas e Université René Descartes-Sorbonne Paris V, e possui um mestrado em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro.