Carregando Eventos

« Todos Eventos

“A imaterialidade em tudo” de Lydia Okumura nas galerias Martins&Montero e Nara Roesler

8 junho @ 11:00 3 agosto @ 19:00

Lydia Okumura, Thought Pattern T, 1986

As galerias Martins&Montero e Nara Roesler têm o prazer de convidar para a abertura, no dia 8 de junho de 2024, das 11h às 15h, da exposição panorâmica “A imaterialidade em tudo”, com 31 obras – entre pinturas, esculturas e instalações de grande escala – , que cobrem um percurso de três décadas da produção da artista nipo-brasileira Lydia Okumura (1948, Oswaldo Cruz, São Paulo), do início dos anos 1970 ao final dos 1990. A exposição será realizada simultaneamente nas galerias Martins&Montero e Nara Roesler, e apresentará obras emblemáticas da artista, em uma homenagem aos seus mais de 50 anos de contribuição à arte. Na abertura, haverá van gratuita fazendo o percurso entre as duas galerias. O evento marca a colaboração em torno da obra da artista entre a Martins&Montero, com espaços em São Paulo e Bruxelas, e Nara Roesler, sediada em São Paulo, Nova York e Rio de Janeiro.

Das obras expostas, dezessete nunca foram mostradas no Brasil, e serão montadas ainda duas instalações que estavam apenas em projeto, e não haviam sido realizadas. O título da exposição é uma frase da própria artista: “Quero expressar a imaterialidade em tudo”, no texto do artista Pontogor, que acompanha a mostra.

Por mais de cinqüenta anos, Okumura empregou a abstração geométrica para investigar a compreensão e a experiência do espaço, expandindo suas possibilidades através de forma e cor. Utilizando materiais como barbante, arame, tinta acrílica, cordões, chapas de ferro, vidro, alumínio, carvão e grafite, Okumura concebe instalações site-specific que se relacionam diretamente com a arquitetura do espaço expositivo. Nelas, planos são pintados nos cantos das paredes que se conectam por fios, resultando em formas geométricas que se projetam no campo espacial e criam a ilusão de objetos tridimensionais. Embora a sua prática possa ser enquadrada na tradição minimalista, a op art (arte óptica) também está em jogo. Através de intervenções modestas, porém engenhosas, Okumura questiona a percepção de nossa presença corporal no ambiente.

Dada a essa relevância e status de referência, Lydia Okumura justifica um grande movimento colaborativo entre duas das mais preeminentes galerias do país, visando à expansão da sua presença no circuito nacional e internacional da arte.

Martins&Montero – Rua Jamaica, 50, Jardim América, São Paulo
Terça a sábado, das 10h às 19h
Telefone: + 55 11 43061943  
contato@martinsemontero.com

Nara Roesler– Avenida Europa, 655, Jardim Europa, São Paulo
Segunda a sexta, das 10h às 19h; Sábado, das 11h às 15h
Telefone: + 55 11 2039 5454
info@nararoesler.art

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support