Carregando Eventos

« Todos Eventos

“A Insolação” de Martin Lanezan na Bianca Boeckel

20 junho @ 10:00 25 agosto @ 18:00

Martin Lanezan, Canoeiro, 2023. Crédito: Teresa Vicini Lodi

Na sua primeira individual na galeria Bianca Boeckel, Martin Lanezan expõe trabalhos inéditos bordados em tecido, esculpidos em papel machê e uma pintura em papel, os quais nos convidam a vivenciar uma experiência onde a realidade encontra seus limites, com influências da cultura argentina – sua terra natal, do folclore latino-americano, da literatura, da música, dos sonhos e de outros estados de consciência.

As obras apresentadas trazem o sol como um eixo condutor presente tanto esteticamente, através de uma paleta de cores predominantemente sóbria, como conceitualmente, como aponta Julie Dumont, responsável pelo texto crítico da mostra: “(…) Martin Lanezan traz na sua obra elementos das suas vivências no pampa, os ocres e vermelhos da terra queimada pelo sol, o tempo que se alastra vagarosamente, embalado pelo ritmo da natureza, das estações e da dança do sol e da lua. Ele fala de um lugar onde viviam curandeiras com ervas, cristais, chifres e crinas de cavalos, com rituais e significados que marcavam os dias e os anos, contrastando com o frenesi da cidade onde escolheu morar”.

Em um momento onde o consumo desenfreado e a pressa nos alienam dia após dia, Lanezan escolhe o caminho inverso e chama a atenção para uma forma de fazer arte que olha para o tempo como um aliado e para os materiais que reutiliza como possibilidade de criar narrativas que falam sobre a vida real de maneira mágica e sensível. “Escolhendo materiais simples do cotidiano como o tecido, o papel machê, galhos ou flores secas, o artista traz uma circularidade na vida das coisas e se afasta deliberadamente de um sistema de produção e consumo rápido para propor uma reflexão sobre a essência do tempo e da matéria: de onde vem, como se apresenta perante os olhos e onde seguirá depois de nós. Em paralelo, a lentidão refletida no tempo da pintura, nos processos da tecelagem, da costura, da assemblagem dos elementos que ele junta, retoma aqui a sua dimensão primordial”, aponta Dumont.

Bianca Boeckel Galeria

R. Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support