“A Needle Woman” de Kimsooja na Bourse de Commerce
14 fevereiro - 11:00 - 2 setembro - 19:00
A Bourse de Commerce está em movimento para preparar a exposição Le monde comme il va, que será revelada progressivamente até sua abertura completa em 20 de março. Durante este período, você poderá descobrir algumas obras da nova temporada.
A partir de 14 de fevereiro, a performance em vídeo A Needle Woman da artista coreana Kimsooja estará visível no estúdio, como preâmbulo de sua carta branca To Breathe — Constellation apresentada a partir de 13 de março como parte da exposição Le monde comme il va.
Enigmática, A Needle Woman (1999-2000) é uma performance em vídeo de Kimsooja, preservada na Coleção Pinault. A artista coreana se apresenta nos quatro cantos do mundo (Xangai, Delhi, Tóquio e Nova York): ela fica sozinha, de costas, imóvel, como um eixo interagindo e resistindo aos tumultos da vida urbana. Com esta obra apresentada no nível inferior da Bourse de Commerce, Kimsooja metaforicamente utiliza seu próprio corpo, como uma presença anônima quase invisível que se inscreve, pela sua imobilidade e verticalidade, como uma agulha no tecido do mundo, e humildemente costura suas falhas e rasgos. Através desta performance, a artista oferece à multidão um espelho simbólico refletindo tanto a imagem de um mundo envolvido em uma aceleração permanente quanto sua própria identidade diante das dos outros.