Carregando Eventos

« Todos Eventos

A Superfície inaugura nova sede com a mostra coletiva “JORNAIS ETC.”

29 agosto - 10:00 - 12 outubro - 19:00

Amelia Toledo, Emergencies (detalhe), 1973. Cortesia Galeria Superfície

A Superfície anuncia a abertura de sua segunda sede em São Paulo, no dia 29 de agosto. Como parte do programa especial de comemoração dos seus dez anos, a galeria inaugura um novo espaço nos Jardins, na Casa 4 da Vila Modernista de Flávio de Carvalho. Com uma reforma que retoma aspectos originais do projeto, a Superfície Vila Modernista contará com um programa especial de exposições em paralelo à sede original na rua Oscar Freire. Além disso, o espaço sediará o Arquivo Superfície — iniciativa sem fins comerciais voltada à pesquisa e digitalização de documentos relacionados à arte conceitual e de vanguarda, com foco na década de 1970 —; e a Superfície Publicações — editora da galeria voltada a projetos inéditos, bem como a impressão de livros de artista e reedição de materiais históricos.

JORNAIS ETC. inaugura o novo espaço e reitera o trabalho da Superfície de desenvolver e contribuir para a trajetória de artistas contemporâneos ao mesmo tempo em que se debruça sobre produções históricas, especialmente as de vanguarda com apelo experimental. De forte cunho político e conceitual, a coletiva reúne 21 artistas entre nomes consagrados — como Antonio Manuel, Amelia Toledo, Cildo Meireles, Anna Bella Geiger e Paulo Bruscky — e artistas emergentes que se destacaram desde os anos 2000 — como Cinthia Mercelle, Renata Lucas, André Komatsu, Anna Costa e Silva, Vitor Cesar, Marcelo Cidade — que utilizam o jornal como elemento investigativo em seus trabalhos.

Com cerca de 30 obras, a mostra conta com pesquisa e seleção colaborativa entre o curador Diego Matos e o galerista Gustavo Nóbrega, apresentando um índice inicial de diferentes processos de subversão do jornal, seja na forma ou na linguagem do meio, tendo como ponto de partida a produção da neovanguarda brasileira atenta às novas linguagens. Em trabalhos como os de Antonio Manuel e Paulo Bruscky, o uso do jornal acontece como perturbação à ideia de informação, apropriando-se da circulação e do alcance do mesmo; por sua vez, nas obras de Marcelo Cidade e Cinthia Marcelle, o jornal torna-se o elemento a ser especulado, adotando-se signos que o deturpam e construindo novas materialidades; já nos trabalhos de Juan Casemiro e José Leonilson, o artista apropria-se da própria materialidade original do jornal para um discussão pictórica que parece sugerir a construção de um ready-made poético-visual.

A mostra traz o jornal como protagonista do cenário artístico dos anos 1960 até hoje, tomando emprestado em seu próprio título uma lembrança do Salão da Bússola (MAM RJ, 1969), mostra em que se dispôs a categoria ‘Etc.’ para inscrição os trabalhos que não se encaixavam nos suportes e técnicas tradicionais. Assim, JORNAIS ETC. espelha a percepção de um acúmulo de traços e ideias, signos e imagens; uma espécie de palimpsesto de informações que vão se sobrepondo e que se tornam registro da memória do tempo presente.

Detalhes

Início:
29 agosto - 10:00
Final:
12 outubro - 19:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,
Website:
https://galeriasuperficie.com.br/exposicoes/jornais-etc/

Local

Superfície Vila Modernista
Alameda Lorena, 1257, Casa 4 - Jardim Paulista
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support