Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Ahmed Morsi in New York: Elegy of the Sea” no ICA Miami

5 dezembro, 2023 @ 11:00 28 abril, 2024 @ 18:00

Uma figura importante no modernismo egípcio e no cânone da arte contemporânea, o pintor, poeta e crítico Ahmed Morsi começou a ser reconhecido recentemente no Ocidente. Ahmed Morsi in New York: Elegy of the Sea reúne várias pinturas de 1983 a 2012 que o artista fez em Nova York, onde ele ainda reside. Morsi amadureceu na década de 1940 e fez parte da Escola de Alexandria, um movimento cultural fundamental que colocou a cidade egípcia no mapa como uma metrópole emergente no Mediterrâneo no pós-guerra. Quando Morsi chegou a Nova York em 1974, suas pinturas se transformaram, adotando uma paisagem lírica azul e solene que evocava sua terra natal à beira-mar, a cidade portuária de Alexandria.

Neste corpo distintivo de trabalho, Morsi cria paisagens surreais e fantásticas habitadas por figuras recorrentes, reais e imaginárias: peixes fora d’água, sujeitos andróginos, cavalos mitológicos, relógios do tamanho humano e imagens dentro de imagens. Este vocabulário surrealista emerge da experiência de deslocamento de Morsi, das memórias da cidade e do mar em Alexandria, e da experiência simultânea de aglomeração e solidão ao viver na diáspora.

As cenas marítimas universais de Morsi representam mares múltiplos, bem como sentimentos de falta de lugar, repetição e perda. Seu corpo estético reflete uma prática surrealista única egípcia que une o visual e o textual, onde pintura e poesia estão intimamente conectadas. Elas também refletem concretamente a perda de uma Alexandria que já existiu, as histórias e memórias que o artista carrega, e as condições políticas que moldam a vida moderna e contemporânea. O mar de Morsi é um portal para sonhos e um modo de vislumbrar o mundo: elegíaco, mitológico e sobrenatural. Entrar em contato com Morsi em Nova York é encontrar a influência do mar sobre o material da cidade, ou, como Morsi reflete em sua poesia: “O mar secou? / Uma pergunta voltava para mim repetidamente / enquanto eu arrastava meu navio derrotado sobre pedras de asfalto.”

Institute of Contemporary Art Miami

61 NE 41st Street
Miami, Flórida Estados Unidos
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support