Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Alex Červený: Mirabilia” na Pina Estação

16 setembro, 2023 @ 10:00 10 março, 2024 @ 18:00

A mostra panorâmica Alex Červený: Mirabilia apresenta o universo iconográfico do artista em mais de 40 anos de carreira, com ênfase em sua pesquisa sobre viagens, reais ou oníricas, misturando personagens bíblicos, mitológicos, ícones pop e ilustração científica. A exposição contempla trabalhos fundamentais, reunindo obras como Quem não chora não mama (1999), uma das primeiras que realizou, e Aquífera, que esteve na 23ª Bienal de Sydney, em 2021, além de duas pinturas inéditas feitas especialmente para a mostra.

A exposição da Pinacoteca reúne mais de 100 obras, entre azulejos, cerâmicas policromadas, esculturas de bronze, pinturas e gravuras, fruto de um apanhado de referências muito diversas, articuladas com muita erudição e humor. Com rigor e coerência plástica, o artista criou um universo particular em que o ser humano, a palavra, paisagem e o céu são os protagonistas.

Mirabilia é um termo em latim que divide sua raiz com palavras de uso corrente na língua portuguesa. Milagre, miragem e maravilha têm em comum não somente suas origens, como também a descrição de seus efeitos, associados ao fenômeno da visão (exterior ou interior), e seus impactos na imaginação humana.

Paisagens amplas em que aparecem imagens de sonhos e fantasias; elementos da natureza como água, fogo e terra; imaginários de início do mundo e do apocalipse. São diversas as referências do artista vistas em obras fundamentais, como um conjunto de cinco pinturas em pequeno formato, considerado seu primeiro exercício em pintura a óleo, Sair, fazer compras, ver gente bonita, pegar um cineminha! (2012) e Guanabara (2011).

Pinacoteca Luz

Praça da Luz, 2, Bom Retiro
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support