Carregando Eventos

« Todos Eventos

“alvorada da estrela terra vista dos campos de vênus” de Clara Moreira na Galeria Lume

18 maio @ 10:00 20 julho @ 19:00

Detalhe da obra de Clara Moreira. Imagem: Divulgação Galeria Lume

Acontece no sábado dia 18 de Maio, a abertura de “alvorada da estrela terra vista dos campos de vênus”, primeira individual de Clara Moreira na Galeria Lume. Com curadoria de Ariana Nuala, a artista nos transporta para um universo imaginário com figuras que existem em uma vida alternativa em nosso planeta vizinho, Vênus. Clara compõe o espaço de desenhos feitos com materiais elementais como carvão, grafite e sanguínea.

Moreira apresenta a visão da Terra a partir de Vênus (percebido em nosso céu como uma brilhante estrela) e questiona: se para nós Vênus representa o amor, então qual seria a representação da Terra? Quais influências astrológicas teria sobre seus habitantes venusianos? O que nosso planeta representaria no sincretismo de uma outra civilização? No processo criativo da artista, desenho e poesia sempre caminharam juntos, uma dança incessante entre sentimento e racionalidade que, por vezes, acabam se fundindo. Clara conta que ” o exercício tem sido exatamente de intensificar os recursos de aproximação entre o sentimento e o desenho. Me sinto escrevendo um livro de poesia, juntando poemas. O poema fala por si e é muito difícil falar sobre eles.”

A partir do entendimento da criação de Clara, o visitante mergulha em seu universo imaginário e acompanha a existência e as percepções dos habitantes do planeta do amor. Como é a alvorada da estrela mais brilhante no céu de Vênus?

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support