Carregando Eventos

« Todos Eventos

“As Vidas da Natureza-Morta” no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

13 abril @ 10:00 1 setembro @ 17:00

Obra de Yêdamaria. Foto: Joao Liberato

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, inaugura neste sábado, 13 de abril, a partir das 11h, a exposição “As Vidas da Natureza-Morta”, que possui o objetivo de provocar uma reflexão extensa e contemporânea sobre as artes plásticas, a partir do gênero artístico natureza-morta, que retrata objetos inanimados.

Com  mais de 300 obras e entrada grátis na inauguração, a mostra aborda diversas referências de natureza-morta, a partir da produção de artistas brasileiros e estrangeiros do século XIX até a atualidade. O curador Claudinei Roberto da Silva partiu do acervo da instituição, contando com obras de outras instituições culturais do país, além de contribuições de artistas e colecionadores.

Segundo o curador, “desvelando os entrelaçamentos entre estética, política e a vida cotidiana, o gênero natureza-morta, presente na história da arte do Ocidente desde pelo menos o século XVII, continua relevante, servindo de ensejo para as especulações artísticas contemporâneas.” 

A mostra é composta por  61 artistas acadêmicos, populares, modernos e contemporâneos. Dentre eles, cabe mencionar o artista negro Estevão Silva, que morreu no Rio de Janeiro em 1891 e conferiu expressão ao gênero. Também estão presentes nas obras os artistas Aldemir Martins, Alina Okinaka, Ana Luiza Dias Batista, Anita Malfatti, Antonio Pulquério, Carlos Scliar, Yêdamaria, Juniara Alburquerque e Mariana Martins. 

Além da abertura da exposição, o público poderá acompanhar, a partir das 14h, uma oficina gratuita intitulada ‘Imagens Que Contam Histórias’, conduzida por Mafuane Oliveira, e que incluirá atividades como ‘Observação Lúdica’, ‘Reprodução de Desenhos’ e ‘Roda de Partilha’. No encontro, a contadora de histórias terá como ponto de partida o acervo da mostra ‘As Vidas da Natureza-Morta’ para explorar artistas e suas obras, desde os clássicos até os contemporâneos, além de mergulhar no fascinante mundo da natureza-morta, que retrata objetos inanimados, como frutas, flores e utensílios.

Museu Afro Brasil Emanoel Araújo

Parque Ibirapuera, Portão 10 – Av, Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support