Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Carla Santana e Astrid González na Galeria Quadra

19 agosto, 2023 @ 10:00 7 outubro, 2023 @ 19:00

A Quadra apresenta duas mostras simultâneas na sede da galeria em São Paulo: a exposição individual Morada, alimento e autoteoria, da artista visual Carla Santana e a exposição A pronúncia dos gestos de Astrid González durante o mesmo período.

Morada, alimento e autoteoria é uma exposição que apresenta a pesquisa da matéria, textura, forma e conceitos da artista Carla Santana. Dentre as obras exibidas, estão 10 esculturas de base, 30 pinturas e 17 esculturas de parede. As obras expostas nascem a partir de investigação iniciada pela artista na residência Sertão Negro, em Goiana. Ao longo de um mês, Santana elegeu o barro, os casulos de animais e outros vestígios naturais lá encontrados como base de construção dos trabalhos. A visita ao quilombo Kalunga do Engenho II foi fator importante para que a artista traçasse através do elemento terra relações que unem a geologia do território com sua sabedoria ancestral. Sabedoria de proteção e morada, de plantio e alimento, de saber sobre si e nomeação de suas próprias experiências.

O trabalho de Carla é parte constituinte de uma geração de artistas que de forma consciente e intencional busca revisar estético e conceitualmente as análises e códigos visuais marcados pela exclusão da arte universalista. Santana inclui, portanto, em seu vocabulário visual a profundidade de posicionar sua prática na epistemologia do seu lugar de mundo, escrevendo sua autoteoria através da arte.

A pronúncia dos gestos é a exposição que ocupará a segunda sala da Galeria Quadra. Com trabalhos da artista colombiana Astrid González o espaço contará com uma instalação, 12 esculturas, 5 fotografias e 12 desenhos inéditos. Por toda a exposição o corpo está presente como força motriz da história. A exposição posiciona as relações de gestos dos corpos pretos entrelaçados a significados para além de objetos. González traz com suas obras a memória de sinais que marcam a sabedoria desses corpos, seja na interseção com a natureza, com a astrologia, com os animais ou com as marcas que esse próprio corpo carrega. Os trabalhos apresentados chegam como pronúncia e promessa de expor ora o peso, ora a leveza, de se conscientizar sobre a grandeza de ser descendente de quem se é.

Apostando na imprevisibilidade e surpresa das soluções apresentadas pela natureza em relação à humanidade e vice-versa, sobretudo em solos latinoamericanos, Carla e Astrid alinham suas estéticas e fazem de suas pesquisas verdadeiras raízes. Ambas as artista, de forma única, buscam, nessa relação, a memória de formas não conceituadas pelo cânone da arte, aceitando e recusando, a partir do agenciamento de si, a liberdade da criação.

Galeria Quadra

Rua Barão de Tatuí, 521
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support