Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Carnação” de Pietrina Checcacci na Danielian Galeria

28 maio @ 11:00 20 junho @ 19:00

Pietrina Checcacci, Planeta Água VI, 2007

A Danielian Galeria apresenta a partir do dia 28 de maio de 2024 a exposição “Carnação”, com 35 obras de Pietrina Checcacci, várias recentes e inéditas, que percorrem sua trajetória desde os anos 1970. Foi naquela década em que a artista passou a usar o corpo feminino como protagonista em sua produção, momento em que o Brasil vivia sob uma ditadura, e, “entre o exílio e a tortura, o corpo representava o primeiro espaço da manifestação política, frágil pela insegurança e forte pela capacidade de resistência”, explicam os curadores Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto. A Danielian Galeria se junta à galeria Galatea, em São Paulo, para promover duas ações expositivas a partir de novos olhares curatoriais sobre a produção da artista ítalo-brasileira. Em São Paulo, a galeria Galatea abrirá no dia 4 de junho a mostra “Pietrina Checcacci: táticas do corpo”, com texto crítico de Fernanda Morse, com destaque para seus trabalhos de cunho político, que dialogam com a estética da Nova Figuração Brasileira, e também para as pinturas que trazem o corpo em primeiro plano a partir do olhar feminino.

Os curadores Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto afirmam no texto que acompanha a exposição “Carnação”: “Em um caminho adjacente às guerrilhas artísticas do cenário na época, suas investigações estéticas no campo da pintura e do desenho levaram-na a desenvolver uma identidade visual própria que trazia do pop, a apropriação da imagem, e do kitsch a assimilação de visualidades e linguagens na popularização destas imagens”.

“Pietrina acentua a presença feminina na arte pop brasileira com suas figuras sensuais repletas de desejo. Fiel à imagem, Pietrina faz do corpo a sua principal ferramenta de criação e encantamento de mundo. Suas formas arredondadas, como as curvas e dobras barrocas, fazem do corpo feminino um território de luta, empoderamento e prazer”, diz Marcus de Lontra Costa.

Danielian Galeria

414 Rua Major Rubens Vaz Gávea
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support