Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Chiara Camoni no Pirelli HangarBicocca

15 fevereiro @ 10:30 21 julho @ 20:30

Chiara Camoni, Barricata #1, 2016, Vista da instalação no Pirelli HangarBicocca, Milão, 2024. Foto: Agostino Osio

Chiara Camoni (Piacenza, 1974; vive e trabalha em Seravezza, Itália) é uma das principais artistas italianas de sua geração. Sua prática abrange desde desenhos até estampas vegetais, de vídeos a esculturas, com um foco particular em cerâmica. Seu trabalho é caracterizado pelo uso de objetos pertencentes ao mundo doméstico ou materiais orgânicos que a artista integra em sua produção. Ervas, frutas e flores, assim como vários tipos de argila e cinzas, determinam os distintos tons naturais de suas obras, e evocam a terra e a vegetação que a artista coleta e incorpora em suas esculturas. As obras são então manipuladas e reagrupadas por Chiara Camoni por meio de gestos rituais com fortes conexões com os mundos ancestrais e arcaicos, com o objetivo de explorar a relação entre artesanato e a esfera espiritual. A dimensão coletiva e compartilhada também é relevante para sua prática, já que a artista frequentemente colabora com amigos e parentes ou organiza oficinas e seminários para realizar seus projetos.

A exposição no Pirelli HangarBicocca reúne o maior conjunto de obras já apresentado por Chiara Camoni e, juntamente com uma série de novas produções, dá vida a uma arquitetura de coletividade e memória, cujas formas são inspiradas nos jardins italianos do final do Renascimento e nos antigos anfiteatros. O design simétrico e radial da planta cria corredores e salas, caminhos e ambientes que dividem o espaço em áreas onde os visitantes podem permanecer ou conversar. Essa grande instalação abriga inúmeras outras obras da artista, incluindo uma grande seleção de esculturas de terracota policromada e esmaltada, como as figuras antropomórficas da série Sisters (2017-23) e os Butterfly Vases (2020-22), uma reinterpretação dos jarros canópicos egípcios. Ao lado de ilhas esculturais, como os ladrilhos de cerâmica Pavi­mento (For Clarice) (2021) e as cortinas feitas de estampas vegetais de Untitled (a Tent) (2019), os visitantes encontrarão novas obras figurativas em ônix, pedra leccese e alumínio que se baseiam no vocabulário dos bestiários medievais.

A exposição será complementada por um catálogo monográfico, que incluirá uma documentação aprofundada da exposição e textos críticos encomendados a historiadores da arte, sociólogos e arqueólogos. Alguns dos conceitos e temas da exposição serão explorados por meio de ensaios específicos e contribuições de autores como Anna Anguissola, Domitilla Dardi, Gian Antonio Gilli, Chus Martínez, Alice Motard e Andrea Viliani.

Fondazione Pirelli HangarBicocca

Via Chiese 2
Milão, Itália
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support