Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Comics, 1964-2024” no Centre Pompidou

29 maio @ 11:00 4 novembro @ 21:00

Moebius, Starwatcher, 1986. © Moebius Production

Marcada pelo “segundo vento do Surrealismo”, sua produção por volta de 1955 está alinhada com a abstração gestual e textural que ocupava um lugar proeminente na época. Misturando o material com uma faca, tecendo redes inextricáveis e permitindo que “traços gráficos” invadam a tela, Réquichot parece levar a pintura aos seus limites absolutos. Suas Relíquias e suas telas suspensas enroladas apresentam expressões exacerbadas disso.

Ultrapassando o âmbito da Arte Informal, da qual ele é um representante eminente, Réquichot foi rápido em introduzir colagens em sua pintura. No domínio gráfico, ele investiu o motivo espiral com uma função quase hipnótica em impressionantes tintas sobre papel sublinhadas por guache branco. Relacionados de perto à escrita ilegível, que não está desconectada da produção literária do artista, esses motivos se traduzem em escultura na forma de agregados de anéis de poliestireno. Réquichot era uma figura complexa e atormentada que tirou a própria vida pouco antes de sua segunda exposição individual organizada por seu galerista, Daniel Cordier.

Centre Pompidou

Place Georges-Pompidou
Paris, França
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support