Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Cuir Sou, notas sobre afetividade” na Verve Galeria

22 junho @ 11:00 3 agosto @ 18:00

Victor Fidelis, Petit Comitê (detalhe), 2023

Para celebrar a inauguração de seu novo espaço expositivo no Edifício Louvre, a galeria Verve inaugura, no sábado dia 22 de junho, a coletiva “CUIR SOU, notas sobre afetividade”, comentada por Hilda de Paulo e Tiago Sant’Ana em ensaios críticos escritos especialmente para a exposição. A mostra reúne trabalhos de Adriel Visoto, Aretha Sadick, AVAF, Caroline Ricca Lee, Carlos Motta, Cassils, Fefa Lins, Felippe Moraes + Márcia Pantera, Francisco Hurtz, Gabriella Marinho, Gabz 404, Hilda de Paulo, iah bahia, Isabelle Passos, João GG, Karola Braga, Lady Letal, Lia D Castro, Madalena Schwartz, Manauara Clandestina, Mariela Scafati, Mayara Ferrão, Nathan Braga, Nino Pereira, Pat Baik, Piti Tomé, Rafa BQueer, Randolpho Lamonier, Renan Soares, Tales Frey, Victor Fidelis e Yeguas del Apocalipsis.

Nos textos críticos, percebem-se as múltiplas facetas de se relacionar afetivamente enquanto pessoa queer: seja na intimidade, no ambiente familiar, nas interações (redes) sociais ou se reconhecendo em objetos e distintas personalidades. Fica explícito que esta afetividade é também uma forma política de habitar o mundo, conforme comenta Tiago Sant’Ana: “O que a política queer traz (…) é compreender, nomear as normas, mas também debochar de sua configuração. Assim, queer tem mais relação com uma rebeldia do que com um desejo de integração a todo custo. É uma vontade de ressaltar a estranheza, gozar da margem em vez de lutar por uma anulação e higienização das subjetividades em troca de uma aceitação dentro de uma configuração enfadonha de vida.”

De distintas gerações, o conjunto de artistas apresenta ainda uma coleção de sensibilidades singulares a partir de “um conjunto de trabalhos em que as questões de gênero e sexualidade podem até não aparecer de modo explícito, contudo, estão unidas, também, por um desejo de estranhar as visualidades estabelecidas, trazendo algo de excêntrico – aqui compreendido como não ser capturado ou desviar-se do centro – para o fazer artístico.” conclui Sant’Ana.

Verve Galeria

Edifício Louvre – Av. São Luís, 192 – Sobreloja 06 – República
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support