Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Dislocations” no Palais de Tokyo

16 fevereiro @ 10:00 30 junho @ 22:00

Sara Kontar, série Towards a Light, cianotipia, dimensões variáveis, 2021-2022. Cortesia da artista.

Em um momento em que os desenvolvimentos geopolíticos internacionais são um palimpsesto de tempos e espaços em crise, a exposição Dislocations reúne quinze artistas de diferentes gerações e origens (Afeganistão, França, Iraque, Irã, Líbano, Líbia, Mianmar, Palestina, Síria e Ucrânia) cujo trabalho é marcado ou informado pela experiência do exílio, de estar dilacerado entre aqui e lá, entre passado e presente. Suas práticas se baseiam em saberes ancestrais e tecnologias contemporâneas, gestos humildes e materiais simples. O objetivo é prestar homenagem à necessidade vital e intensidade da criação artística por meio de narrativas fragmentadas que combinam deslocamento, aprisionamento e guerra com resiliência e reparação.

Este projeto faz parte de uma colaboração entre o Palais de Tokyo e a organização sem fins lucrativos Portes ouvertes sur l’art, que promove o trabalho de artistas em situações de exílio, em um espírito de abertura e pesquisa. Seu objetivo é promover e exibir o trabalho desses artistas em colaboração com o mundo da arte, organizando exposições e eventos em diversos locais na França. Um primeiro convite do Palais de Tokyo em 2022 levou ao programa de exibição “L’ami intérieur”.

Palais de Tokyo

13, avenue du Président Wilson
Paris, França
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support