Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Ensaios para o Museu das Origens” no Instituto Tomie Ohtake

9 setembro, 2023 @ 11:00 28 janeiro, 2024 @ 20:00

De uma parceria entre o Itaú Cultural (IC) e o Instituto Tomie Ohtake nasce a exposição Ensaios para o Museu das Origens, reunindo uma rede de instituições culturais, museus e espaços de memória para conhecermos e homenagearmos as histórias de um país rico em narrativas, composto de diversas matrizes culturais e palco de lutas e reivindicações pelo direito de existir de seus povos.

A mostra se inspira no projeto do Museu das Origens, do crítico de arte, jornalista e professor Mario Pedrosa. Após o incêndio do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) em 1978 – que destruiu 90% do acervo da instituição –, Pedrosa, integrando a comissão de reconstrução do museu, viu uma oportunidade para repensá-lo e reivindicar noções outras de arte e artista, propondo um novo caminho: a criação de cinco museus que, mesmo que organizados de maneira independente, seriam organicamente articulados.

“Em face da destruição total pelo incêndio do MAM, é imperativo que se tire uma conclusão lógica da catástrofe: o MAM acabou. […] A situação mudou. Os tempos são outros, ou mesmo a ideologia que inspirou os que o fizeram mais de vinte anos atrás, mudou. Daí a necessidade de chamar outras forças e o Estado para criar outro estabelecimento congênere, com outras finalidades”, escreveu Pedrosa em artigo na revista Arte Hoje em 1978. Sua proposta reunia o Museu de Arte Moderna, o Museu de Arte Virgem (formado a partir do Museu de Imagens do Inconsciente), o Museu do Índio, o Museu do Negro e o Museu de Artes Populares. Infelizmente ela não se concretizou.

A mostra Ensaios para o Museu das Origens, que tem abertura em 6 de setembro no IC e em 9 de setembro no Instituto Tomie Ohtake, apresenta reflexões sobre o que estava em jogo naquele momento e, em especial, sobre o que segue em jogo atualmente em nosso panorama político e cultural.

Em diálogo com diversas instituições, coletivos, pesquisadores e artistas, a exposição busca mobilizar o debate sobre as políticas de memória, sobre as formas como preservamos e difundimos as diferentes matrizes culturais do Brasil, aproximando-se do pensamento de Pedrosa naquilo que hoje chamamos de “descolonização das instituições e dos sistemas da arte”, em busca da democracia cultural.

A mostra se divide em cinco núcleos – três ocupam o espaço expositivo do IC, e os outros dois ficam em exposição no Instituto Tomie Ohtake. Cada núcleo possui uma roda de objetos e histórias que, com outros projetos de Pedrosa, nos ajudam a relacionar os cinco eixos de sua proposta. Junto a tais rodas estão núcleos documentais e conjuntos de obras de lugares de memória e instituições das quais nos aproximamos. Além dessa diversidade de conteúdo, alguns artistas foram convidados para elaborar contextos cuja complexidade ultrapassa a linguagem discursiva ou para alcançar questões hoje incontornáveis.

Instituto Tomie Ohtake

Rua Coropé, 88 – Pinheiros
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support