Em 2023 a Coleção Ivani e Jorge Yunes doou 89 volumes ilustrados por artistas modernos no Brasil e publicados no século 20 à biblioteca do Museu de Arte Contemporânea da USP. Nas publicações vemos grandes nomes da arte nacional atuando como ilustradores e artistas gráficos, como Fayga Ostrower, Regina Silveira, Emiliano Di Cavalcanti, Aldemir Martins, Tomás Santa Rosa e Noêmia Mourão, entre outros. A exposição Experimentações gráficas – Doação Coleção Ivani e Jorge Yunes, que o MAC USP inaugura no sábado, 31 de agosto, a partir das 11 horas, é um desdobramento dessa doação, apresentando parte das publicações recebidas pelo Museu em diálogo com obras de seu acervo, selecionadas pelas curadoras Renata Rocco, Francis Melvin Lee e Mariana Motta.
“Buscamos demonstrar a colaboração e o trânsito de artistas modernos e contemporâneos entre as ditas “belas artes” e as “artes gráficas” e revisitar publicações e autores das décadas de 1920 a 2000, não circunscritas ao eixo Rio-São Paulo e nem sempre acessíveis ao público”, assinalam as curadoras. O olhar sobre as artes gráficas destaca a versatilidade dos artistas brasileiros e as variações das soluções artísticas, dentro de uma linguagem visual moderna ao longo do século passado. Para as curadoras, “o que atravessa a exposição é o poder das imagens, sua difusão para a construção de uma ideia de modernidade em diferentes cidades brasileiras e a estreita cooperação dos artistas com tal projeto”.
O casal Ivani e Jorge Yunes começou a colecionar arte e objetos de todas as partes do mundo nos anos de 1970. Como proprietários de editoras também colecionaram livros, revistas e jornais publicados majoritariamente no Brasil. Para Beatriz Yunes Guarita, filha do casal e diretora da coleção, “essa doação vem se somar aos inestimáveis e históricos volumes que a biblioteca do museu já possui, gerando diálogos e reflexões com o acervo artístico, além de oferecer oportunidade para que o público possa conhecer e estudar essas publicações”, e completa: “Partilhar sempre foi nosso maior objetivo.”