Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Festas, Sambas e Outros Carnavais” no Sesc Casa Verde

27 outubro, 2023 @ 10:00 5 maio, 2024 @ 19:00

No próximo dia 27 de outubro, sexta-feira, o Sesc Casa Verde inicia suas atividades no número 327 da avenida de mesmo nome. O novo endereço do Sesc na Zona Norte – que desde 2005 já marca presença em Santana – vai ocupar o imóvel que até recentemente servia de sede administrativa da rede varejista Riachuelo. A chegada da instituição representa uma ressignificação cultural e desportiva para a área. Uma nova opção de convívio e de descobertas aos moradores de uma região tradicional da capital que compreende o bairro da Casa Verde e todo o seu entorno expandido, como os distritos da Cachoeirinha e do Limão.

Também na inauguração do novo Sesc, o público poderá visitar a exposição Festas, Sambas e Outros Carnavais. A mostra destaca, por meio das festas brasileiras, a importância das artes e culturas populares e promove um diálogo entre essas manifestações de 10 estados brasileiros, mais as do bairro da Casa Verde. Tudo isso com textos de 25 autores convidados, seis filmes, um jogo interativo e série de imagens de cinco fotógrafos de diferentes gerações, com destaque para os cariocas Walter Firmo (1937) e Ratão Diniz (1984). 

A exposição estará distribuída em dois núcleos, um deles o Abre alas, dedicado ao bairro paulistano berço do samba que reunirá retratos em grande escala de moradores que marcaram a história da comunidade de Casa Verde, entre representantes de agremiações, dirigentes espirituais, sambistas e ancestrais que deixaram importante legado histórico. O pintor e escultor João Cândido da Silva (1933), conhecido como Cachimbo e um dos fundadores da escola de samba Unidos do Peruche, terá uma sala dedicada ao seu trabalho.

Idealizadores da mostra, Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque, ambos diretores do Museu do Pontal (RJ), assinam a curadoria juntamente com Tadeu Augusto Matheus, mais conhecido como Tadeu Kaçula, sambista, sociólogo e pesquisador, responsável pelo núcleo Casa Verde da exposição. O trabalho de pesquisa resultou na seleção de artistas e obras, principalmente dos acervos do Museu do Pontal (RJ), mas também dos colecionadores particulares Edmar Pinto Costa e Analu Cunha e do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (RJ). A mostra ficará em cartaz até 18 de fevereiro de 2024 e a entrada é gratuita.

Sesc Casa Verde

Avenida Casa Verde, 327
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support