Carregando Eventos

« Todos Eventos

Finok na Usina Luis Maluf

23 maio @ 10:00 10 julho @ 19:00

Obra de Raphael Sagarra – Finok. Imagem: Divulgação Galeria Luis Maluf

“Nesta terra, em se plantando, tudo dá!”, ou Finok e a excessiva diversidade brasileira, intitula a individual do artista Raphael Sagarra (Finok) que abre em 24 de maio, na Usina Luis Maluf. E é essa diversidade brasileira que desde sempre motivou o artista, o inspirou a criar obras inéditas para essa mostra. São trabalhos que apresentam grande variedade de materiais: tinta acrílica, pastel oleoso e bastão de óleo dão vida aos traços de Finok em telas outrora brancas.

Finok convida os espectadores a explorarem o cotidiano, os costumes populares, a musicalidade, a sensualidade e toda a exuberância tropical que caracteriza o Brasil.

Por meio de pinturas, esculturas e instalações meticulosamente elaboradas, Finok captura a essência de culturas marginais e subculturas, celebrando o ordinário e o extraordinário que coexistem dentro da sociedade brasileira. Cada obra é uma narrativa visual que revela momentos, acontecimentos e múltiplas histórias, proporcionando uma nova perspectiva sobre aspectos frequentemente negligenciados de nossa realidade.

A série “Plurais”, apresentada nesta exposição, é composta por polípticos que atuam como registros fragmentados do tempo, abordando temas que vão desde festividades desconhecidas do carnaval até o papel da religiosidade nas tradições brasileiras. As obras incorporam fotografias, vídeos e anotações coletadas durante a pesquisa do artista, transformando-se em reflexões visuais complexas e envolventes.

Entre as esculturas apresentadas, destacam-se peças como “Mulher côco”, que explora a riqueza simbólica do coco na cultura brasileira, e “Mulher megafone”, que amplifica as vozes daqueles que muitas vezes são marginalizados pela sociedade. Cada obra é um convite à reflexão sobre a interação entre o homem e seu ambiente, entre o ordinário e o extraordinário.

Ao celebrar a diversidade cultural do Brasil, “Nesta terra, em se plantando, tudo dá!” busca não apenas valorizar a identidade e o modo de vida do povo brasileiro, mas também desafiar as percepções convencionais sobre o que é considerado importante e digno de atenção.

Usina Luis Maluf

Rua Brigadeiro Galvão, 996 – Barra Funda
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support