Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Henry Taylor: B Side” no Whitney Museum

4 outubro, 2023 @ 10:30 28 janeiro, 2024 @ 18:00

Por mais de trinta anos, o artista com sede em Los Angeles, Henry Taylor (n. 1958), retratou pessoas de diferentes origens – membros da família, amigos, vizinhos, celebridades, políticos e estranhos – com uma mistura de imediatismo cru e ternura. Sua abordagem improvisada à criação de arte é sugerida no título desta exposição, Henry Taylor: B Side, que se refere ao lado de um álbum de disco que frequentemente contém músicas menos conhecidas e mais experimentais.

As pinturas de Taylor, executadas rapidamente e instintivamente a partir da memória, recortes de jornais, instantâneos e encontros pessoais, variam de leves, íntimas e sombrias. Neles, ele combina planos de cores ousadas e sensuais com áreas de detalhes ricos e íntimos e pinceladas soltas para criar pinturas que parecem vivas. Guiado por uma profunda empatia pelas pessoas e suas experiências de vida, Taylor captura a humanidade, o meio social e o humor de seus sujeitos, cuja presença visceral é intensificada por suas imagens recortadas, muitas vezes em tamanho natural. Ao trabalhar a partir da experiência pessoal e da história compartilhada, Taylor oferece uma visão da vida cotidiana nos Estados Unidos ancorada nas experiências de sua própria comunidade, incluindo a prisão, a pobreza e as interações muitas vezes mortais com a polícia que afetam desproporcionalmente os afro-americanos. Profundamente enraizado na história da arte, seu trabalho forma um contínuo com a pintura figurativa expressiva e o trabalho politicamente engajado de artistas europeus e americanos, de Max Beckmann a Bob Thompson, Philip Guston e Alice Neel.

Nascido nos subúrbios de Los Angeles, na Califórnia, Taylor cresceu nas proximidades de Oxnard. Enquanto estudava arte no Oxnard Community College e posteriormente no California Institute of the Arts (CalArts), ele trabalhava no Camarillo State Mental Hospital como técnico psiquiátrico no turno da noite. Depois de se formar no CalArts em 1995 e mudar-se para o centro de Los Angeles, Taylor tornou-se uma figura constante na crescente comunidade artística local e uma influência importante no surgimento da pintura figurativa.

Organizada de forma temática, Henry Taylor: B Side apresenta as pinturas do artista juntamente com uma seleção de suas esculturas de montagem, desenhos pouco exibidos, um grande grupo de objetos pintados em embalagens de cigarro recicladas e outros suportes cotidianos, e duas novas instalações, uma feita especificamente para esta exposição.

Whitney Museum of American Art

99 Gansevoort St Manhattan
Nova York, Nova York Estados Unidos
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support