Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Hiper-realismo no Brasil” na Caixa Cultural São Paulo

8 dezembro, 2023 @ 10:00 18 fevereiro, 2024 @ 19:00

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 8 de dezembro de 2023 a 18 de fevereiro de 2024, a exposição Hiper-realismo no Brasil, de Giovani Caramello. Reconhecido pela expressividade de seus trabalhos, o artista plástico paulista selecionou, junto com o curador Ícaro Ferraz Vidal Júnior, dez impressionantes obras, produzidas entre 2017 e 2022, que retratam sua carreira, feitas com materialidades e linguagens diversas. Depois do sucesso em Curitiba, com 8.200 visitantes, a exposição realizada pela Via Press Comunicação, tem visitação gratuita de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 19h. A CAIXA Cultural São Paulo fica na Praça da Sé, 111 – Centro.

Giovani Caramello é um dos mais importantes escultores hiper-realistas do Brasil. Nesta exposição, que chega pela primeira vez à São Paulo, Giovani reúne esculturas em silicone – que reproduzem, com impressionante precisão de detalhes, figuras humanas altamente expressivas – e peças mais recentes produzidas em bronze. “São várias técnicas utilizadas: cerâmica, resina, as de silicone, que são as mais hiper-realistas, e de bronze, que é a minha nova fase, com uma escultura mais sóbria e monocromática”, explica o artista.

O curador Ícaro Vidal acredita que esta exposição fortalece o movimento hiper-realista da arte contemporânea brasileira. Para ele, o hiper-realismo das esculturas de Caramello “faz a gente pensar na fragilidade da vida, na impermanência das coisas materiais do mundo, numa espécie de vivência solitária do envelhecimento”. Para ele, a obra de Caramello desloca o hiper-realismo do lugar de espetáculo, cujo fim está na questão de como foi feito, e agrega a ideia de que nós próprios somos construções. “Ele nos apresenta, com uma linguagem fascinante e sedutora do hiper-realismo, uma série de imagens e personagens que nos fazem pensar nessa fragilidade do humano e da impermanência da vida. É um paradoxo que essas figuras frágeis sejam criadas e produzidas por uma mão humana”.

O curador Ícaro Vidal acredita que esta exposição fortalece o movimento hiper-realista da arte contemporânea brasileira. Para ele, o hiper-realismo das esculturas de Caramello “faz a gente pensar na fragilidade da vida, na impermanência das coisas materiais do mundo, numa espécie de vivência solitária do envelhecimento”. A obra de Caramello desloca o hiper-realismo do lugar de espetáculo, cujo fim está na questão de como foi feito, e agrega a ideia de que nós próprios somos construções. “Ele nos apresenta, com uma linguagem fascinante e sedutora do hiper-realismo, uma série de imagens e personagens que nos fazem pensar nessa fragilidade do humano e da impermanência da vida. É um paradoxo que essas figuras frágeis sejam criadas e produzidas por uma mão humana”.

Autodidata, Giovani Caramello iniciou sua carreira com modelagem 3D e buscou a escultura como forma de aperfeiçoar a técnica, despertando, então, o interesse pelo realismo. “Em 2013 comecei trabalhando como artista digital, e comecei com o interesse pela escultura tradicional, feita à mão, para me ajudar no digital. Só que quando comecei esse estudo eu me apaixonei pela escultura e mudei de área”, resume. Ele lembra que no início fez aulas de modelagem com o escultor Cícero D’Ávila, trabalhou como escultor comercial, e pouco tempo depois, começou sua obra autoral com o hiper-realismo.

A CAIXA atua na promoção do desenvolvimento sustentável, da responsabilidade social e ambiental, do bem-estar e da qualidade de vida para toda a população, do consumo e do crédito consciente, do exercício da cidadania, da inclusão social, da redução das desigualdades, da preservação de recursos naturais e culturais. Como grande incentivadora da cultura, apoia projetos que promovem grandes e novos artistas, e com uma programação plural e de qualidade, gratuita ou a preços acessíveis, a CAIXA proporciona aos brasileiros o acesso a diversas manifestações da arte e das culturas nacionais. Acesso ao poder transformador da arte.

Caixa Cultural São Paulo

Praça da Sé, 111 – Centro
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support