Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Hori: Tukano e Wanano” de Dhiani Pa’saro e Duhigó na Aura Galeria

21 outubro, 2023 @ 10:00 2 dezembro, 2023 @ 19:00

A Aura inaugura, em 21 de outubro, a exposição Hori: Tukano e Wanano, coletiva de Dhiani Pa’saro (1975, São Gabriel da Cachoeira/AM) e Duhigó (1957, São Gabriel da Cachoeira/AM), em parceria com a Manaus Amazônia Galeria de Arte. Com um recorte de trabalhos centrado em diferentes problemáticas que envolvem a arte indígena contemporânea, a mostra atravessa alguns dos elementos centrais que caracterizam a singularidade da produção de cada um desses artistas.

Hori é uma palavra de origem tukano que, para Duhigó, significa o conjunto de grafismos e pinturas rupestres desenhados pelos ancestrais dos povos indígenas do Alto Rio Negro, no Amazonas, dentre os quais os povos Tukano e Wanano fazem parte — etnias de Duhigó e Dhiani, respectivamente. O Hori é, além disso, também uma forma de percepção e uma expressão visual do que resultam os rituais de Khaapi, a base de Ayuasca, em que os indígenas se conectam com o mundo superior para dar vida aos desenhos sagrados que integram a história, o cotidiano e as cerimônias destes povos, bem como fazem parte da cultura visual que envolve as suas produções de cerâmicas, cestarias, bancos e pinturas corporais. O Hori é, de certo modo, uma forma de percepção do mundo em suas cores, linhas e vibrações — o espiritual que se materializa, o invisível que se torna visível.

Primeira exposição da Aura dedicada à arte indígena contemporânea, Hori: Tukano e Wanano é representativa não somente da ambição por construir um corpo artístico verdadeiramente plural de representações à galeria, como também da sua abertura para interlocuções e parcerias diversificadas. A natureza coletiva de todo o trabalho que envolveu a concepção da mostra – desde a curadoria e o interesse em expor mais de um artista até a escrita coletiva do texto de apresentação e o diálogo entre duas galerias – é também o espelho dessa predisposição a um vértice amplificador de convivência com a arte contemporânea que se estende às inclinações tanto da Aura quanto da Manaus Amazônia.

Aura Galeria

Rua da Consolação, 2767 – Jardins
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support